sábado, 18 de agosto de 2018

Não deixe seu filho numa escolinha por Mama de Carne e Osso

Independente do contexto, não acredito que criança alguma mereça ser deixada em algum lugar. Menos ainda numa escola! Entenda que me pauto em algumas questões: 

 Na seguinte metáfora: É possível dar uma carona levando alguém ao seu destino e é possível dar uma "caroninha" deixando alguém numa rua, num ponto, enfim, apesar do objetivo ser ajudar, não é a mesma coisa.

 Na concepção de que a criança é um ser completo, embora em formação, por isso tem direitos, merece respeito, sentir-se importante.

 Na necessidade de pensar a escola como instituição fundamental para a sociedade que desejamos, logo não deve ser menosprezada em nenhuma instância, nem como um local em que a criança fica, nem diminuída por lidar com a primeira infância por exemplo (muito pelo contrário!! Tá na hora de valorizar!).

O que eu quero dizer com isso? A mudança deve começar com as famílias, na postura ao escolher e diariamente ao levar seus filhos às escolas! A criança não deve ser deixada, enquanto os pais tem outros afazeres. A criança deve ir à escola porque é um ambiente rico, significativo para seu desenvolvimento global, em especial seu desenvolvimento social e emocional em todas as idades!

Ana Kita (mãe e educadora)