quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Saúde

Saúde divulga boletim atualizado da Dengue, Chikungunya e Zika em SC

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informa que de 01 a 11 de janeiro deste ano foram notificados 56 casos de dengue em Santa Catarina. Destes, todos estão em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais. Até o momento, nenhum caso de dengue foi confirmado no estado em 2016. Em 2015, foram confirmados 3.605 casos de dengue, 3.276 autóctones, 268 importados e 61 estão em investigação.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado. Fonte: http://sc.gov.br/