domingo, 31 de janeiro de 2016

Um pouco sobre o GEAAJ - Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Joinville

O GEAAJ nasceu em dezembro de 1997 propondo-se a desenvolver um trabalho de estudo, divulgação, esclarecimento e apoio à adoção, tendo como o objetivo básico evitar a institucionalização de crianças e adolescentes e prevenir o seu abandono e marginalização.

O que é um GEAA?
São grupos de estudo e apoio à adoção que lutam pela causa da adoção através da troca de experiências. Em Santa Catarina existem 25 grupos, formados por pais, pretendentes à adoção, técnicos como psicólogos, assistentes sociais, etc., além de pessoas simpatizantes da causa. Hoje o trabalho volta-se para o aspecto educativo e informativo, sem perder o seu objetivo principal: trabalhar a adoção como projeto social.

O que é adoção?
É o ato legal e definitivo de tornar filho(a), uma criança e/ou adolescente nascido(a) de outra pessoa, garantindo todos os direitos e deveres inerentes à condição de filho, inclusive quanto ao nome e à herança.

Como fazer uma adoção legal?
Quem deseja adotar uma criança, deve procurar o Fórum da cidade onde reside, no Setor de Serviço Social fazer a inscrição no cadastro de adoção e receberá assim todas as informações necessárias para o processo.

Doar um filho é um ato de amor. Por quê?    
Doar uma criança é abrir mão do direito de mãe/pai, em benefício do filho que não se sente em condições para criar. É entregar o filho para ser encaminhado, com segurança, para uma família habilitada através do Juizado. 
"Doar sim, abandonar não".