domingo, 26 de agosto de 2018

Marcio Kühne em "A felicidade, empilhada com o cuidado e a delicadeza que merece "

"A felicidade é a soma das pequenas felicidades"
"Li essa frase num outdoor em Paris e soube, naquele momento, que meu conceito
de felicidade tinha acabado de mudar" afirmou a jornalista Leila Ferreira.

“Eu já suspeitava que a felicidade com letras maiúsculas não existisse, mas dava a ela o benefício da dúvida. Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr-do-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, um amigo que nos faz rir… São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem." 

Algumas pessoas crescem esperando a felicidade com letras maiúsculas e na primeira pessoa do plural: Uma mulher chamada Elis conta: "Eu me imaginava sempre com um homem lindo do lado, dizendo que me amava e me levando pra lugares mágicos". Agora, viajando com frequência por causa de seu trabalho, ela descobriu que dá pra ser feliz no singular: "Quando estou na estrada dirigindo e ouvindo as músicas que eu amo, é um momento de pura felicidade. Olho a paisagem, canto, sinto um bem-estar indescritível". 

Podemos viver momentos ótimos mesmo não estando acompanhados, não tem sentido esperar até que um fato mágico nos faça felizes. Aquela história de "quando eu ganhar na Mega Sena", "quando eu me casar", "quando tiver filhos", "quando meus filhos crescerem", "quando eu tiver um emprego fabuloso" ou "quando encontrar um homem que me mereça", tudo isso serve apenas para nos distrair e nos fazer esquecer da felicidade de hoje.