sábado, 17 de agosto de 2019

Pensando...

"Não sou o único preocupado. A partir do momento em que centenas de pessoas falam comigo desse assunto todos os dias, acredito que seja uma realidade social.

Tem muita gente incrível fazendo trabalhos maravilhosos em várias áreas da alimentação, principalmente da confeitaria. Doces veganos decentes, sem lactose, sem glúten, sem açúcar, sem isso, sem aquilo. Estudaram e fizeram aquele pouquinho a mais de esforço para entregar algo que seja “melhor” para o cliente, unindo sabor e saúde.

No entanto, muitas vezes o problema não está em que faz a comida, mas em quem come a comida. Em quem se deixou convencer por uma ilusão e acredita nos milagres.

Na confeitaria tudo é uma ciência, uma exatidão. Tirou daqui, tem que colocar dali. Não tem jeito. Sabe aquele bolinho famoso de 2 ingredientes apenas? É mentira! Nunca foi bolo. No máximo, um omelete doce. 

Na confeitaria, a gente precisa de estrutura, umidade e outras características essenciais de cada produto. Senão seu cookie não será cookie, seu brownie não será brownie. 

E esse “colocar dali” é preocupante porque as pessoas prestam atenção no que foi tirado, prestam atenção no "sem". Porém se esquecem do "com", daquilo que foi colocado. Não enxergam um monte de coisa “ruim” que foi enfiada naquele doce, não se ligam nos rótulos e nem entendem os nomes dos ingredientes. 

Confundem o “tirar” com ser saudável! Começam a chamar de saudável tudo que deu uma mexidinha para “tirar” alguma coisa que não querem comer. Isso é grave! 

O que é ser saudável? Comer um bolo inteiro todo dia carregado de adoçante e de farinha sem valor nutricional? 

Precisamos de equilíbrio para termos sanidade mental! Não adianta tirar o açúcar e mergulhar a tarja preta. Se está com medo de comer o bolo, não faz e não come, mas procure acompanhamento profissional e não tenha vergonha disso. 

O que está te fazendo se sentir culpada? A mídia? A blogueira famosa? Seu relacionamento amoroso destruído e você acha que é por causa do seu peso? 

Tenha amor próprio. Cuide da sua saúde física e emocional. Reeducação alimentar não deveria ser por modinha. Faça por saúde, por intolerâncias, alergias, situações reais. 

Estão enriquecendo enquanto você enlouquece." Julio Ketteley