segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Inverno

No inverno a maioria dos animais e plantas estão em estado de hibernação, portanto as pessoas deveriam seguir o mesmo, mas isso fica impossível ou inviável.

O corpo humano nos três meses de inverno, fica mais cheio de energia yin e o princípio básico da saúde deve ser baseado no equilíbrio das duas energias (Yin/Yang).

Tudo no inverno é "escondido", a saúde deve estar em conformidade com a tendência da coleta natural, para executar o movimento dos cinco órgãos internos. No inverno coletamos muito mais energia yin, podendo danificar os rins contra a tendência da natureza, portanto, é necessário aumentar a energia dos rins e proteger contra o frio no inverno.

O inverno tem natureza mais yin, portanto devemos transformar o frio em calor adequado para evitar a invasão de frio no nosso corpo. Mas não podemos deixar o corpo muito quente, porque quanto mais quente o corpo ficar, mais fácil as doenças invadem o nosso corpo, temos que buscar o equilíbrio.

No inverno devemos exercitar as atividades dos músculos, aderir a exercício ao ar livre, aumentando a excitabilidade do córtex cerebral, melhorarando o sistema nervoso central e regulando a temperatura, o corpo deve se equilíbrar ao clima do frio, melhorando a resistência do organismo ao frio.

Como diz o ditado: "Quando o frio se move, teremos menos doente; no inverno os preguiçosos bebem sempre uma tigela de remédio."

Exercício deve ser combinado com uma ligeira transpiração, e não um suor excessivo. Quando a pessoa transpira excessivamente o corpo é esvaziado, e o yang se torna fraco no inverno.

Quando tomamos banho muito quente no inverno, normalmente não atendemos ao princípio da preservação da saúde para o yang, a água quente força os poros, abrindo passagem, para as pessoas ficarem mais doente pelo frio. O certo é deixar o corpo morno, assim ajudaria prevenção das doenças.

O tempo frio do inverno, induz a recorrência da doenças crônicas e seus agravamentos, o frio também pode provocar o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e agrava os sintomas de doenças ulcerosas, reumatismo, glaucoma e outras doenças. Portanto, no inverno devemos prestar atenção na relação frio e quente e ao calor do corpo, dando atenção em três regiões: pescoço, costas e pés.

Primeiro, preste atenção ao calor do pescoço. Algumas pessoas continuam tossindo no inverno tendo dificuldade na cura, na verdade é porque a roupa de colarinho aberto expõe o pescoço e o ar frio, os sintomas só serão melhorados depois de trocar a roupa de gola alta e acrescentar um lenço.

A segunda, prestar atenção ao calor das costas. Como as costas são a parte yang do corpo humano, o frio e outros males podem facilmente causar doenças exógenas, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares por meio das invasões na região dorsal.

E finalmente os pés, devemos sempre deixa-los limpos e secos, e as meias trocadas e lavadas com freqüência. Caminhe por mais de meia hora todos os dias, faça atividades com os pés de manhã e a noite, promova a circulação sanguínea. É importante manter os pés aquecidos durante o inverno. O pé é a base do corpo humano, é o começo e o fim de alguns dos doze meridianos, em especial o meridiano do Rim.

Como diz o ditado, "o frio começa a partir do pé", porque os pés estão longe do coração, o suprimento de sangue é insuficiente, o calor é menor e a preservação do calor é ruim, então o calor dos pés são muito importante. Além de aquecer durante o dia, lavar os pés com água quente todas as noites ajuda na circulação sanguínea em todo o corpo (escalda pés). Massagem e estimulação dos pontos de acupuntura nos pés podem melhorar a capacidade de defesa do corpo, eliminar a fadiga e melhorar o sono. Além disso, é muito importante escolher um par de sapatos confortáveis, quentes e leves com boa absorção de umidade.

Então Mestres, com o corpo e os pés bem preservados, a saúde no inverno pode obter o dobro do resultado com metade do esforço. Luis Miname