terça-feira, 20 de agosto de 2019

Isa Minatel (crianças)


Quando a criança se machuca e dizemos "não foi nada" ou "não precisa chorar", estamos passando a mensagem de que o que ela está sentindo não é válido. Estamos, sem querer, ensinando ao nosso filho que ele não deve prestar atenção aos sinais internos, que não deve sentir. Ora, se ele está chorando é porque está sentindo algo.

Isso não quer dizer que devemos exagerar na reação, supervalorizar o ocorrido, aumentar o fato. Muitas vezes, a criança se assusta pela reação que temos. Por isso, vale seguir a dica da Isa Minatel: acolher mais do que necessário é mimar, acolher menos é desamparar. E ambos são nocivos. O ideal é sempre buscar o equilíbrio, pois aquilo que programamos fica para sempre na vida da criança.

Então, se seu filho se machucou de leve pergunte: "está tudo bem aí?". Assim, estará dando a ele a oportunidade de sentir. Além disso, você pode se utilizar de âncoras para lidar com a situação. Uma delas é o velho conhecido beijinho. Ao dar um beijo no machucado, você valida o sentimento e acolhe a sua criança. Caso ela seja mais velha, outra âncora que pode ser utilizada é o gelo. "Deixa eu colocar um gelo para melhorar".