segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O gosto de tudo - Jura Arruda

Dos cômodos de uma casa, a cozinha é a que traz mais aconchego. Ainda que a casa tenha uma sala de visitas, é na cozinha que os encontros costumam acontecer. Na casa de minha infância, nunca tivemos uma espaçosa, mas não importava o tamanho, era ali que nos reuníamos enquanto as panelas fumegavam e bebidas eram servidas. Talvez, daí, venha essa vontade de encontros em volta de uma mesa ou do prazer de conversar enquanto se corta a cebola ou pica-se a salsinha. Da cozinha para o mundo, gosto de provar o novo. Durante minha estada no Nordeste, experimentei frutas inéditas, provei pratos regionais, ouvi histórias novas.

Dei-me à escrita tardiamente, mas já trazia na alma esse interesse por tudo de que é feito um escritor. E por ser assim, sou das diferenças, sou da multicultura e até mesmo da contracultura, porque vejo na diversidade o bem maior da humanidade. Quero provar o chá das cinco com um grupo de anciães; descobrir o que tramam os jovens nos pátios das escolas; participar de uma roda de Gaia, beber uma bebida indígena que expanda minhas percepções; quero o samba num galpão de escola; e saber dos gêneros do amor. Quero encontrar a alma de tudo que vive.

Não consigo conceber a ideia de uma sociedade ensimesmada em ridículas tradições, no preconceito e na incapacidade de enxergar no diferente a riqueza das histórias. E esses são tempos de intolerância e violência, que repetem o passado, mesmo diante de tanta informação e progresso. Mais do que projetos arquitetônicos, nossas cidades construíram imensos abismos. Mas lá na cozinha de casa, em que meus pais acendem o fogo para mais uma refeição e contam de seus dias, aprendi que sempre há lugar para o novo e para mais um. Lá não há ódio que encerre amores, nem fé cega que vá condená-los. Lá, a mistura de sabores nos permite saber do índio, do negro, da mulher e suas lutas, dos gêneros do amor. 

Se a diversidade fere os olhos de quem, na pequenez de sua crença ou na certeza pueril de suas vontades, não aceita, vive num abismo que o separa da cozinha e perde o sabor da vida.