quinta-feira, 18 de junho de 2020

Reflexão: Você sabe ouvir?

“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”

Tem gente que não deixa o outro falar, são aquelas com olhos de raio x que parecem saber tudo o que ocorre do lado de dentro das pessoas e já vão logo dizendo o que acham e o que deve ser feito, uma pena, essas pessoas não sabem escutar ninguém, nem elas mesmas e pior não devem seguir nenhum dos conselhos que oferecem. É preciso saber ouvir as pessoas e a ouvir a si mesmo. Mas essa não é uma tarefa fácil.

Preste atenção em como você tem ouvido as pessoas, principalmente aquelas que você gosta e que compartilham a vida com você, não ofereça nada além daquilo que existe nelas mesmas, ofereça-lhe uma oportunidade de ser ouvida, de ser vista por dentro através da sua escuta, depois disso se ela pedir um conselho, ofereça, mas pergunte antes, às vezes as pessoas só querem compartilhar, só querem ser ouvidas, se mostrar, aparecer, ser…