quarta-feira, 24 de junho de 2020

10 maneiras de ajudar Mulheres Vítimas de Violência por CMDM Joinville

1. Você sabia que um dos itens mais difíceis de se conseguir são peças íntimas (calcinha e sutiã), as mulheres vítimas de violência na maioria das vezes saem de casa com a roupa do corpo e seus filhos nos braços. Faça doação de calcinhas e sutiãs, de todos os tamanhos (para criança, adolescente e mulheres adultas), sendo o primeiro item (calcinha) o de maior importância.

2. Outros itens que são muito difíceis de termos nos abrigos de mulheres vítimas de violência são, SABONETE, SHAMPOO, CONDICIONADOR, CREME HIDRATANTE. Há uma rejeição na doação desses itens, como se tratasse de artigo de luxo e que estas mulheres abrigadas por razão da violência não tivessem o direito de ter acesso a estes itens básicos de higiene pessoal.

3. Falando em artigo de luxo, doações de esmalte, acetona, matérias de manicure, tintura para o cabelo, perfume e maquiagem, praticamente não existem, pois há uma dificuldade da comunidade perceber que estas mulheres não deixaram de ser mulheres e que tratar a auto estima, principalmente neste momento, é crucial para a recuperação psicológica dessas mulheres.

4. Estas mulheres precisam se capacitar para o mercado de trabalho e criar autonomia financeira, doem vagas em cursos profissionalizantes.

5. Muitas dessas mulheres querem voltar a estudar, e tornar-se independente intelectualmente, doem bolsas de estudo.

6. Estas mulheres precisam de trabalho, dê uma oportunidade em sua empresa/comércio/residência.

7. Para dar continuidade as suas vidas estas mulheres precisam reconstruir um lar, doem móveis, eletrodomésticos e utensílios para casa.

8. Estas mulheres se preocupam com o futuro de seus filhos, que em suas listas de prioridade são o número 1, doem vagas em cursos para crianças e adolescentes, ou vagas em creche, ou ainda vagas em uma boa escola privada.

9. Os abrigos, as entidades da sociedade civil, os órgão públicos precisam de mão de obra especializada, doe seu tempo.

10. Quando conhecer ou souber de algum caso de violência doméstica, não julgue sem conhecer a realidade da mulher vítima da violência, doe empatia, carinho e conforto.