sábado, 30 de agosto de 2014

Projeto de orientação para a escolha profissional

Alunos do ensino médio de escolas públicas de Joinville podem encontrar ajuda para fazer a sua escolha profissional por meio do Projeto Orientação em Ação, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Orientação da Família (Cenef), com financiamento do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA). O projeto é gratuito e abre novas turmas todos os meses, para até 12 participantes. São oito encontros, nas terças e quintas-feiras. A próxima turma começa no dia 02 de setembro, com encontros no horário da manhã, das 08h30min às 10h30min. Os alunos interessados podem fazer a inscrição até o dia 1º de setembro, ligando para o Cenef, no telefone 3422-7033. Podem participar estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Os encontros acontecem normalmente no período da tarde, no horário das 14h às 16h. Dependendo da demanda dos participantes, é possível abrir turma no horário da manhã, como no caso do mês de setembro, ou até no período noturno, das 18h às 20h.

Com a ajuda de atividades lúdicas, dinâmicas, jogos e testes, a psicóloga contratada para o serviço, Bruna Avanço Silva, trata todos os assuntos que envolvem a escolha profissional. “Trabalhamos o autoconhecimento, o conhecimento de suas habilidades e potencialidades e em quais profissões essas potencialidades podem ser desenvolvidas”, ressalta. O projeto também trabalha com os alunos o desenvolvimento de um projeto de vida: aonde eles querem chegar e que caminhos seguir para atingir os objetivos. Aborda ainda a realidade profissional, cursos técnicos e superiores disponíveis e formas de ingresso a esses cursos, como bolsas de estudo, Fies (Programa de Financiamento Estudantil), Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e Prouni (Programa Universidade para Todos). A psicóloga, que está concluindo especialização em orientação profissional e de carreira pelo Instituto do Ser, de Florianópolis, percebe, ao final de cada turma, alunos com a mente mais aberta para o mercado de trabalho e para as oportunidades existentes. “Eles podem até concluir o projeto sem a definição de uma opção, mas passam a ter mais clareza sobre como fazer a escolha profissional, o que precisam buscar e compreender para fazer a melhor escolha”, destaca.