quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Programa Famílias Acolhedoras

A Secretaria de Assistência Social (SAS) incentiva os joinvilenses a participarem do programa Famílias Acolhedoras. Integrando a gerência de Alta Complexidade da SAS, esse programa tem por finalidade acolher temporariamente crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados em sua família de origem. As famílias que participam do serviço passam por um processo de seleção, preparação e acompanhamento. A ideia é acolher e prestar cuidados individualizados aos menores, em ambiente familiar, e possibilitar a convivência comunitária. Também é trabalhado o retorno à família de origem. Atualmente, dez famílias participam do programa, atendendo 14 crianças e adolescentes. 

Como ser uma família acolhedora... Para cada criança acolhida, a família que acolhe recebe uma ajuda de custo. Para participar, é necessário ter, no mínimo 21 anos, e uma diferença de idade de 16 anos, em relação ao acolhido, conforme orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente. É preciso residir no município por, no mínimo, 02 anos, e não apresentar interesse de adoção. Além disso, todos os membros da família têm de aceitar a situação. 

Quem tiver interesse em participar do projeto, ou desejar mais informações, deve fazer contato com a Secretaria de Assistência, pelos telefones 3434-5718 e 3802-3744.