quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Campanha Nacional de Amamentação 2014


Atriz Nívea Stelmann com os filhos Bruna e Miguel

Por que amamentar é importante?
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de fácil digestão e rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de ajudar a reduzir o risco futuro de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação também permite um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajudando a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Por que amamentar exclusivamente até os seis meses?
O leite materno tem o sabor e o cheiro dos alimentos que a mãe come. Por isto, a criança que mama no peito aceita melhor os alimentos que serão introduzidos após os seis meses. Além disso, o bebê que tem contato com outros tipos de leite antes dessa idade tem mais chances de adquirir alergias. Depois dos seis meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família. A recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde é que a amamentação continue até os dois anos de vida ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para toda a família.

Quantas vezes e por quanto tempo a criança deve ser amamentada?
Recomenda-se que a criança seja amamentada na hora e quando quiser. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo, mama de oito a 12 vezes ao dia. Com o tempo, a tendência é que a criança estabeleça os horários regulares das mamadas.

FONTE: Ministério da Saúde