sábado, 23 de agosto de 2014

Direitos humanos

No dia 19 de agosto de 2004, sete moradores de rua foram brutalmente assassinados com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Conhecido como “massacre da Sé”, o caso teve repercussão internacional e a data ficou marcada como o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população. 

Dez anos após o massacre, a população em situação de rua continua sofrendo com o preconceito e a violência. Dados do Disque Direitos Humanos (100), serviço de utilidade pública da SDH/PR, revelam que entre 2012 e 2013 houve um aumento de mais de 40% no número de denúncias de violência contra os moradores de rua. O tipo de violação mais recorrente é a negligência, seguida da violência psicológica e física. 

Para assegurar o acesso da população em situação de rua aos serviços públicos nas áreas da saúde, assistência social, trabalho, segurança pública, foi criada a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Ela define os princípios, diretrizes e objetivos no atendimento a essa população, sempre com o objetivo de fortalecer a proteção aos direitos humanos. 

Faça sua parte! Denuncie a violência contra a população em situação de rua.