domingo, 9 de junho de 2019

Sobre Educação Não-Violenta

Adultos, nunca se esqueçam: "56 é muito mais que 4!" 

Sobre Educação Não-Violenta "Ele esqueceu a lancheira na escola. Desde cedo ensinamos a se responsabilizarem pelas próprias coisas e cuidar dos materiais escolares é responsabilidade deles. Mas enfim, pela terceira ou quarta vez ele esqueceu. A nossa primeira atitude, quando ele disse que esqueceu, foi dizer: 'De novo, Miguel? Essa é a quarta vez!' .

É impressionante como a gente se acostumou a ser arquivo vivo dos erros dos filhos, né? 'Você nunca faz como peço!', 'Você perde tudo! Só não perde a cabeça porque tá grudada no pescoço!', 'Seu quarto está sempre uma bagunça!'. A mente humana tem uma tendência de guardar com mais intensidade as informações ruins. Saber do crocodilo no rio é uma informação mais relevante para a sobrevivência que lembrar que a água do mesmo rio é morna e gostosinha. Mas, sabe, os erros dos nossos filhos não são crocodilos no rio. A gente não precisa focar neles e os nossos filhos não precisam crescer observando as próprias falhas com lente de aumento.

Estacionamos na escola e eu falei: 'Filho, você esqueceu a lancheira quatro vezes, não foi? E você sabe quantas vezes você lembrou?' Ele sinalizou não com a cabeça. 'Acho que já temos uns 60 dias de aula. Se você esqueceu 4, quer dizer que lembrou 56! Cinquenta e seis, cara! Você tem noção do quanto isso é muito?' O sorriso brotou no rosto. Ele já não estava focado no que não conseguia. Nitidamente uma onda de auto confiança percorreu o corpinho, porque o ânimo era quase palpável. '56 é muito mais que 4!' 'Humrum! 56 é muito mais que 4! E eu confio que você vai lembrar de pegar a sua lancheira hoje! Você acredita também? 'Acho que sim!' Me abraçou bem forte, deu um beijo gostoso e entrou pra sala. E eu reforcei em mim o compromisso de ser arquivo vivo das boas memórias, de lembrar das capacidades que eles têm, inclusive - e talvez principalmente - quando eles mesmos duvidarem. Porque fortalecer as capacidades é encorajador!

56 é maior que 4. E essa informação é muito mais relevante, no final das contas."