domingo, 16 de junho de 2019

Saúde: Como é feito o diagnóstico e tratamento do diabetes?

✔️ O diagnóstico do diabetes é feito por um simples exame de sangue. Somente um médico pode dar esse diagnóstico! 

ATENÇÃO: Não ignore os fatores de risco. Quanto mais cedo você tiver o diagnóstico, mais rápido poderá agir para continuar saudável, agora e no futuro. Além disso, é uma forma de proteger as pessoas que você gosta: se você tem Diabetes Tipo 2, seus filhos e irmãos também podem ter chances de desenvolver a doença. É importante que todos consultem o médico e façam exames e, mais do que isso, mantenham hábitos e estilos de vida saudáveis!

➡️ Tratamento da diabetes:

* Para os pacientes que apresentam Diabetes Tipo 2, o tratamento consiste em identificar o grau de necessidade de cada pessoa e indicar, conforme cada caso, a melhor medicação, que pode ser via oral (comprimidos) ou a própria insulina.

** O Diabetes Tipo 2 normalmente vem acompanhado de outros problemas de saúde, como obesidade, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hipertensão. Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. 

* Os pacientes que apresentam Diabetes do Tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores considerados normais. Para essa medição, é aconselhável ter em casa um aparelho, chamado glicosímetro, que será capaz de medir a concentração exata de glicose (açúcar) no sangue durante o dia-a-dia do paciente. Os melhores locais para a aplicação de insulina são: barriga; coxa; braço; região da cintura; glúteo. É muito importante fazer rodízio dos locais do corpo em que você aplica a insulina, para prevenir nódulos e alterações locais decorrentes da aplicação repetida de insulina, chamadas de lipodistrofias. Evite uma área de cinco centímetros em torno do umbigo e também evite aplicar sobre cicatrizes.

# Armazenamento da insulina:
- A insulina que ainda não foi aberta deve ser guardada na geladeira entre 2 e 8ªC. 
- Depois de aberta, pode ser deixada à temperatura ambiente (menor do que 30°C) por 30 dias, com exceção da detemir (Levemir), que pode ficar em temperatura ambiente por até 42 dias. 
- É importante manter todos os tipos de insulina longe da luz e do calor. 
- Descarte a insulina que ficou exposta a mais de 30°C ou congelada. 
- Não use medicamentos após o fim da data de validade.

Por Dr Eduardo Bianck Menezes / Dra Juliana Serra Walsh