domingo, 23 de junho de 2019

Destinar Resíduos - PMJ

O que é? Destinar resíduos é o ato de separar resíduos sólidos para serem encaminhados devidamente para reaproveitamento ou descarte, em cumprimento à Lei nº 12.305/2010.

Quem pode fazer? Qualquer pessoa.

Como fazer?

Resíduo orgânicoO que é: restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos, restos de tecidos, etc.

Papel O que é: jornal, revista, caderno, papelão, embalagens em geral, etc.

PlásticoO que é: isopor, sacolas, garrafas, copos, pratos, talheres plásticos, embalagens de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza em geral, etc.

Vidro O que é: garrafas de bebidas, copos, frascos, vidros de conservas, potes em geral, cacos, etc.
Destinação: conforme este serviço (vidros quebrados devem ser embrulhados em jornais ou dispostos em caixas de papelão, para não causar riscos de ferimentos aos coletores).

Metal O que é: embalagens metálicas em geral, latas de alumínio, embalagens, marmitas, tampas de garrafas, etc.

Óleo de cozinha - O que é: óleo de cozinha já utilizado.
Destinação: conforme este serviço (acondicionar o óleo em recipientes, de preferência garrafa PET, para facilitar a coleta).

Pneus O que é: pneus fora de uso.
Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia) ou entregar em ecoponto da Subprefeitura da Região Leste.

Medicamentos vencidosO que é: comprimidos, xaropes e outros remédios que passaram da data de validade. 
Destinação: entregar em qualquer farmácia (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registre denúncia).

Pilhas e bateriasO que é: pilhas e baterias já utilizadas.
Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia).

Lâmpadas O que é: lâmpadas já utilizadas.
Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia).

Restos de tintasO que é: sobras de tinta imobiliária.
Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia).

Entulho de construção civilO que é: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, pisos, placas de revestimento), argamassa e concreto, portas, janelas e grades, caixa d’água, madeiras, pisos laminados, gesso, etc.
Destinação: contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduo. Empresa deve fornecer Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e estar cadastrada junto ao Município de Joinville.

Efluente de fossasO que é: resíduos resultantes de limpeza de fossas.
Destinação: contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduo. Empresa deve fornecer Manifesto de Transporte de Efluentes (MTE) e estar cadastrada junto ao Município de Joinville.

Poda O que é: restos de galhos, folhas, raízes, troncos.
Destinação: contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduos. Empresa deve fornecer Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e estar cadastrada junto ao Município de Joinville.

Móveis O que é: sofás, mesas, guarda-roupas, cadeiras, prateleiras, armários, colchões, camas, etc.

EletrodomésticosO que é: geladeiras, fogões, máquinas de lavar, etc. (exceto micro-ondas).

EletroeletrônicosO que é: qualquer aparelho eletrônico doméstico; aparelho simultaneamente elétrico e eletrônico, como micro-ondas, computadores, televisores, monitores, teclados, mouses, impressoras, estabilizadores, cabos, no-breaks, acessórios e componentes.
Destinação: separar e acomodar devidamente, entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido ou entrar em contato com os estabelecimentos indicados nesta lista.

Unidades responsáveis: Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental – SAMA.UGA e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA. As unidades são responsáveis por estas informações e pelo monitoramento da política no território do Município. Não têm responsabilidade por procedimentos, custos, prazos ou outros aspectos relacionados aos estabelecimentos que recebem os resíduos.