terça-feira, 25 de junho de 2019

Sempre foi assim. Mas desta geração não passa! por Gabriel Salomão

A cada geração só um pequeno grupo pode mudar o destino de toda a humanidade:
os adultos com crianças pequenas.

Eu dou cursos no Brasil todo, e eventualmente fora também. Em todos os lugares eu escuto alguém dizer: “Meus pais fizeram assim comigo, e deu certo” ou “Foi assim comigo, e eu estou aqui”. E as duas coisas são verdadeiras. Deu certo o suficiente. E estamos aqui.

Mas será que poderia ter dado mais certo? Quer dizer, será que além de sobreviver nós poderíamos ser felizes de verdade? Será que além de uma casa e um emprego (que já é bastante…) nós poderíamos gostar, diariamente, dessa coisa que é a vida?

Muitos de nossos pais bateram em nós. Nos colocaram de castigo. Nos deixaram por dias inteiros na frente da televisão. Mas também fizeram coisas que pareciam carinho: nos elogiaram até dizer chega. Deixavam-nos comer o que quiséssemos, sempre. Compravam o que pedíssemos.

E com isso, ficamos amedrontados, viciados em distração, dependentes da aprovação alheia, habituados a uma alimentação ruim, e consumistas. Olhamos para tudo isso e pensamos: deu certo. Onde foi que deu certo? É difícil admitir que não deu certo, porque aí precisamos fazer duas coisas:
Aceitar de verdade, e completamente, que nossos pais (e os pais deles) erraram feio;
Começar o enorme trabalho de reparação.

Nossos pais não erraram por crueldade, nem por planejamento. Foi sem querer. Por ignorância, falta de tempo, necessidade. Mas erraram. E nós somos resultado de seu amor e de seus erros.

Mas agora que nós conhecemos e reconhecemos esses erros, temos a responsabilidade de começar a consertar, e isso dá trabalho.

Precisamos ler, estudar, observar nossos filhos constantemente, e adotar uma postura diferente. Não a de quem está continuando uma tradição de família, repetindo o que já foi feito antes. Mas uma de quem está começando uma tradição, para mudar as coisas, para ir em outra direção.

Devemos ter toda a compaixão do mundo para com nossos pais e avós. Eles foram as vítimas que nós somos. Mas não tinham a informação que nós temos. Mas precisamos ter ainda mais compaixão com nossos filhos e todas as gerações que vêm depois, e dizer para nós mesmos:

Desta geração não passa!

Desta geração a violência física não passa!

Desta geração os abusos verbais não passam!

Desta geração o consumismo não passa!

Desta geração os elogios excessivos, a manipulação da autoestima, não passa!

Desta geração as críticas e correções excessivas não passam!

Montessori disse que a opressão da criança é o maior de todos os problemas sociais. A cada geração, só um pequeno grupo pode mudar o destino da humanidade: os adultos com crianças pequenas.

Embora você esteja começando um caminho novo, você não está sozinha(o). Nós estamos juntos. E esse nós é bem grande. Inclui gente do mundo todo, de todas as classes sociais e todas as culturas. Somos milhares, talvez milhões. Mais milhões do que milhares. E nós podemos mudar tudo. Basta tomar uma decisão.

A decisão é:

“Eu sei que a tradição é enorme. Eu carrego a tradição na minha memória inconsciente, nos meus hábitos automáticos, nos meus medos e nos meus desejos. A tradição faz parte de mim como meu DNA. Ela é enorme, e pesa como uma centena de séculos nos meus ombros. Mas eu vou escolher. E tudo o que eu sei que é ruim, tudo o que eu quero mudar, tudo o que as crianças merecem que seja diferente… tudo isso acaba aqui. Desta geração não passa!”

Desta geração em diante, as crianças vão ser livres. E o mundo vai ser novo.