quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dica de Saúde: As melhores fontes de proteínas para hipertrofia muscular

O consumo de proteína, além de ser essencial para a manutenção da saúde, 
é o principal nutriente responsável por construir e reparar massa muscular. 

A hipertrofia muscular é o aumento do volume do músculo em resposta ao estímulo de um esforço físico. Sem dúvida, é o resultado mais desejado pelos praticantes de atividade física. Para atingir a grande conquista de uma composição corporal com razoável porcentagem de músculos, o binômio nutrição adequada e atividade física precisam estar ainda mais sintonizados.

O principal nutriente da nossa dieta responsável pelo crescimento muscular são as famosas proteínas. Para entendermos melhor sobre as fontes de proteína, vamos começar falando das moléculas responsáveis por sua composição: os aminoácidos, também muito conhecido pelos praticantes de atividade física.

Eles são moléculas que compõe toda fonte de proteína e determinam as diferenças entre as proteínas de origem animal como carnes, ovos e leites e vegetal como grãos e cereais e possuem aminoácidos essenciais em quantidade e qualidade ideal, por isso são consideradas completas, sendo assim as melhores opções em fontes de proteínas.

Nas proteínas de origem vegetal, os aminoácidos essenciais estão em menor quantidade, prejudicando um pouco sua composição. Com estas informações, poderíamos concluir que as proteínas de origem animal são boas e as proteínas vegetais ruins, certo? A resposta é nem sempre! O ideal é o equilíbrio entre as fontes e manter dieta balanceada em nutrientes.

Principais fontes de proteína animal: ovo, carnes (aves, bovina e suína), leite e seus derivados como queijo fresco e iogurte.

Principais fontes de proteínas vegetais: grãos como: feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha; cereais como aveia, arroz, quinoa e vegetais como brócolis, couve e espinafre.

Lembrando que a intensidade e modalidade do exercício são particularmente importantes para determinar qual fonte alimentar será utilizada na contração muscular. A ingestão incorreta ou excessiva dessas fontes alimentares poderá prejudicar o rendimento do treino.

Além dos alimentos, existem inúmeras opções de suplementos proteicos no mercado. No entanto, a orientação do nutricionista para o consumo dos mesmos é fundamental para o alcance dos resultados e manutenção da alimentação saudável. Ou seja, cada indivíduo possui uma indicação para quantidade total de proteínas na alimentação. O nutricionista auxilia você a alcançar seus objetivos de forma segura e saudável! Procure um profissional e garanta mais saúde!

Mariana de Macedo Boz, nutricionista do SESC Joinville.