terça-feira, 28 de novembro de 2017

Você fuma?

Um levantamento realizado no começo deste ano pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 8 milhões de pessoas morrerão até 2030 em decorrência de doenças causadas pelo fumo. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão a população de países de baixa e média rendas. 

A OMS solicita que os países priorizem e acelerem esforços para o controle do tabagismo como parte de suas responsabilidades para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O controle do tabagismo é visto como uma forma efetiva para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para reduzir em um terço as mortes prematuras causadas por Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs) globalmente até 2030, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Segundo pesquisas, atualmente, matando mais de cinco milhões de pessoas por ano, o tabagismo aumenta a possibilidade de se contrair um tipo de HPV que provoca a maior parte dos cânceres de garganta associados ao vírus. Um grande número de pessoas infectadas pelo HPV consegue combater a doença sem muitos problemas, mas em alguns casos, o vírus continua a atuar no organismo até causar doenças mais graves, como o câncer de colo do útero e tumores orais.

Outro câncer que possui origens no uso do tabaco, é o câncer de pulmão, pois a fumaça do cigarro possui mais de 5 mil substâncias químicas das quais cerca de 50 são cancerígenas. Somente 15 % dos fumantes terão câncer de pulmão, mas outras 57 doenças estão relacionadas com o hábito de fumar.

Os benefícios de parar de fumar:
- Quando você melhora um aspecto de sua vida, outros também melhoram em seguida. 
- Aumento da autoestima sentindo-se uma pessoa mais segura.
- Aumento da sua capacidade pulmonar, assim como da energia.
- Se você tem tosse de fumante ela vai desaparecer.
- O risco de doença do coração, de enfisema pulmonar e de vários cânceres vai diminuindo com o tempo, até que você não tenha risco maior que uma pessoa que nunca fumou. 

Dicas para ajudá-lo a permanecer sem cigarros:
- Planeje com antecedência para ajudar a evitar recaídas. 
- Faça uma conta em separado, com o dinheiro que você não gasta mais com cigarro.
- Consulte seu médico e pratique alguma atividade física.
- Procure novas atividades ou desenvolva antigas de outra maneira.
- Aumente o tempo que passa em lugares onde não se pode fumar.
- Faça uma lista das dicas mais importantes para você e reveja seu manual regularmente.
- Ajude um amigo a parar de fumar, trocando com ele as suas experiências.
- Planeje uma grande comemoração para festejar os seus seis primeiros meses sem fumar. 

E se você não parou? Não se desespere, muitos ex-fumantes de sucesso fizeram várias tentativas antes de conseguir. O mais importante é que não use o insucesso dessa tentativa como uma desculpa para continuar a fumar e não tentar novamente. Dê a si mesmo um número de chances, quantas forem necessárias, até que obtenha sucesso em parar de fumar. 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – Inca / Coordenação de Prevenção e Vigilância – Conprev.