segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Como amenizar as dores nas costas durante a gravidez (Dica IOT)


Durante a gravidez, o corpo da gestante passa por diversas mudanças, ocasionando dores na lombar e incômodos recorrentes na região. Mas saiba que essas dores podem ser amenizadas com atitudes bem simples.

Algumas atividades físicas, por exemplo, podem ajudar no alívio da dor lombar por meio do relaxamento e fortalecimento muscular da região. Mas lembre-se sempre de comunicar o seu médico e buscar orientação de um profissional da área antes de iniciar qualquer exercício físico. Após uma avaliação inicial e de acordo com o período gestacional, ele poderá acompanhar e indicar os exercícios mais adequados para você.

Existem outras mudanças de hábitos que também são bastante eficazes. Confira estas dicas:

► Para alívio das dores nas costelas, sente-se em uma cadeira e dê a si mesmo um abraço. Mantenha seus quadris para frente e gire o tronco para esquerda. Fique nesta posição por 30 segundos e depois gire seu tronco para direita. Repita por 4 vezes.

► Deite de barriga para cima com as pernas dobradas e os braços esticados ao longo do corpo, mantendo toda a coluna bem acomodada no chão ou num colchão firme. Essa posição acomoda bem as vértebras, retirando o peso das costas.

► Em pé, mantenha a posição ereta com as mãos na altura dos seios, curve-se para frente até friccionar a barriga. Mantenha esta posição por 10 segundos e retorne à postura ereta.

► Na hora de dormir, deite de lado e coloque um travesseiro entre as pernas para aliviar a pressão nas costas.

► Quando estiver em pé, mantenha as pernas um pouco afastadas e os joelhos levemente dobrados. Isso diminui a curvatura da lombar.

► Massagens também são super eficazes! Experimente se apoiar nas costas de uma cadeira, sentada, ou deitar de lado. Seu parceiro pode massagear os músculos de cada lado ao longo da coluna ou se concentrar na região lombar.

► Tome um banho quente, direcionando o jato de água do chuveiro para a região onde dói ou aplique uma bolsa de água quente nas costas.

Importante Essas dores nas costas nem sempre são perigosas, porém a gestante deve ir ao médico se nenhuma tentativa de alívio funcionar, ou caso ela seja tão intensa que a impeça de dormir ou andar, por exemplo. Além disso, deve-se procurar o médico quando a dor nas costas surgir de forma repentina ou acompanhada de outros sintomas, como enjoos ou falta de ar.