Ação aproxima Instituição da comunidade. Entre as alterações trazidas pelo novo regramento foi admitido o voluntariado de servidores da Instituição e o serviço de apoio jurídico, prestado por bacharéis em Direito, que contará como tempo de atividade jurídica para concursos. Interessados poderão cadastrar seus currículos no site.
Autoconhecimento, experiência profissional, desenvolvimento pessoal: já imaginou poder ampliar esses e tantos outros benefícios do serviço voluntário ao atuar em uma instituição com forte missão social? Graduados em qualquer área de conhecimento poderão agora colaborar com a Instituição, a critério dos Promotores e Procuradores de Justiça e gestores administrativos.
Para o Secretário-Geral do MPSC, Samuel Dal-Farra Naspolini, "a ampliação do voluntariado no MPSC segue a moderna tendência de abertura das instituições públicas à participação cidadã", explica. Agora, o MPSC conta com um novo regramento de voluntariado que permite a ampla participação da sociedade, como a colaboração de bacharéis em Direito com as atividades de Promotorias e Procuradorias de Justiça, que contará como tempo de atividade jurídica para concursos. "Viabilizamos o voluntariado de nossos servidores e, finalmente, regulamentamos o voluntariado jurídico, que poderá reforçar o trabalho de nossos órgãos de execução", enfatiza Naspolini. Os servidores do Ministério Público poderão servir voluntariamente fora de seu horário regular de expediente e em órgão diferente de sua lotação de origem.
Definida como uma atividade com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, o serviço voluntário se mescla aos objetivos da Instituição, que tem como missão promover a efetivação dos direitos da sociedade para o fortalecimento da democracia, da cidadania e do desenvolvimento sustentável.
Como participar? Interessados em prestar serviço voluntário poderão cadastrar seus currículos no site do MPSC.
Fonte: https://www.mpsc.mp.br/noticias/voluntariado-no-mpsc-exerca-sua-vocacao-colaborando-com-a-sociedade