terça-feira, 19 de maio de 2020

Evolução do desenho infantil*


Vocês sabiam que o desenho, especificamente, o desenho da figura humana é uma ótima maneira de avaliar o desenvolvimento infantil? E que a maioria das crianças segue mais ou menos o mesmo padrão de evolução independente de onde vivem? 

- Entre os 18 meses e 2 anos as crianças começam a demonstrar interesse em segurar um lápis ou giz de cera. É a fase que saem rabiscando tudo que veem pela frente! Os desenhos nessa fase ainda não tem interesse em passar uma mensagem em si. É mais um treinamento (importantíssimo) de como segurar e utilizar o giz.

- Conforme o tempo passa, as crianças começam a ter um maior controle motor e desenham formas. A primeira delas, o círculo! Nessa fase a criança começa a ser capaz de informar o que está desenhando. Mesmo que na maioria das vezes o desenho seja inidentificável para os pais. Converse sobre o seu desenho para estimula-lo!

- Por volta dos 3 anos, a magia acontece e a criança passa a esboçar uma figura humana. Inicialmente os desenhos são bem simples, os membros saem da cabeça, ainda sem muita proporção. Mas é uma fase linda e emocionante! 

- Por volta dos 4 - 5 anos, a criança já desenha uma pessoa com maior precisão. Os membros saem do tronco, os dedos, olhos, orelhas e cabelo estão no lugar certo. Nessa idade ainda tem dificuldade com a proporção, e as cores são escolhidas com base nas preferidas das crianças, sem muita correlação com a realidade.

- Entre 6 e 8 anos, os desenhos passam a ter um grande avanço! A criança já tem noção de proporção, as cores utilizadas passam a ser mais próximas das reais. Nessa idade costuma aparecer os detalhes do ambiente, chão, céu, flores. Ela já se torna capaz inclusive de contar uma história sobre aquele desenho. Elas tendem a seguir um esquema na hora de desenhar, uma casa, por exemplo, será feita sempre da mesma maneira. 

- Na pré-adolescência os desenhos passam a ser cada vez mais realistas, com noções de perspectivas e muitos detalhes. E é nessa idade que eles mais se cobram! Muitos começam a achar que não sabem desenhar, que seus desenhos são feios e sem estímulo eles podem deixar essa atividade tão importante de lado.

*Lembrando que todo ser humano tem seu tempo, portanto o texto é somente uma referência.