sexta-feira, 10 de março de 2017

Espetáculo “Provisoriamente não cantaremos o amor” no SESC Joinville

O SESC promove a circulação do espetáculo “Provisoriamente não cantaremos o amor”, da Traço Cia de Teatro, de Florianópolis, em parceria com o diretor Ivan Prado, porta-voz da organização internacional Pallasos en Rebeldía, da Espanha. O espetáculo é baseado em uma pesquisa sobre a potência de ação do palhaço, em diferentes contextos. Fala de três palhaços que decidem fazer o mundo girar, abordando temas como medo, ritos de passagem e necessidade de mudança. Os temas surgem a partir de inquietações pessoais suscitadas pelas experiências dos dois grupos. O elenco conta com Débora Matos, Egon Seidler e Greice Miotello.

O ponto de partida do grupo foi vivências em aldeias indígenas e comunidades periféricas no Brasil e intervenções na Colômbia, na Espanha e na Cisjordânia. O título é inspirado num verso do poema “Congresso Internacional do Medo”, de Carlos Drummond de Andrade, que serviu de material de pesquisa para a montagem. Neste poema, Drummond fala de como o medo dominou e paralisou a população. A montagem propõe uma relação de cumplicidade bastante direta com o espectador, que é convidado a deslocar-se por diferentes ambientes. As figuras dos palhaços também são introduzidas uma a uma, de modo a aproximar espectadores e atores e promover um encontro que permita o cumprimento e o “olho no olho”.

Sinopse: O que acontece quando três sacerdotes do riso, três xamãs da bobagem, três ofertantes do coração se juntam para fazer o mundo girar? O que acontece quando três camicazes do amor saltam do abismo para cair fora dele e plantar a possibilidade de enterrar aquilo? Aquilo que para o mundo, aquilo que para os corações, aquilo que para a alegria e a vontade de ser feliz. O que acontece se, de repente, o público se torna protagonista? Então, o fogo da cerimônia é aceso, a luz em nosso peito é acesa e o mundo volta a girar. Onde a cachaça acende a festa, a maraca chama o espírito e o riso convoca o presente, aqui e agora, os palhaços fazem uma festa, a dança da vida. Classificação 14 anos.

Dia 12 de março, às 20h - SESC Joinville.