segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Minicurso em Florianópolis

Dias 08 e 09 de novembro, em Florianópolis, acontecerá o Minicurso: 
A visão contemporânea dos Estudos de Paz e Conflito com o professor DDr. Wolfgang Dietrich
  
Neste minicurso o professor DDr. Wolfgang Dietrich examinará as principais modalidades de Paz e sua evolução ao longo da história humana: a energética nascida da experiência arcaica de ser nutrido pela mãe natureza e participar de uma ordem harmônica com o todo; a moral que passa pela idéia de uma verdade única aplicada universalmente; a moderna fundada na lógica da racionalidade, e a pós-moderna. Essas modalidades deram origem ao que o professor chama de “as cinco famílias de pazes” que tem como a quinta família a paz transracional que será o foco neste minicurso.

A transracionalidade abraça todas as quatro diferentes interpretações de pazes, porém inclui a espiritualidade. Leva-se em conta que nós seres humanos somos seres sexuais, mentais, emocionais, sociais e espirituais e todas estas esferas devem estar em equilíbrio para a experiência da paz interna e externa. A palavra paz descreve as relações entre os seres humanos e as sociedades em toda a sua diversidade. A paz, portanto, não é uma só. Ela é plural, relativa e relacional na visão do professor DDr. Dietrich.

O seminário será conduzido de forma expositiva com apoio de power point para compreensão da abordagem transracional dos estudos de paz e conflito. Esses métodos são baseados em várias escolas da psicologia transpessoal e humanista.

DDr. WOLFGANG DIETRICH - Detentor da Cátedra da UNESCO para os Estudos de Paz pela Universidade de Innsbruck-Áustria. Diretor do programa de mestrado de Paz, Segurança Internacional e Transformação de Conflitos na mesma Universidade. Membro da comissão Austríaca da UNESCO e professor visitante no Instituto de Ciência Política da Universidade de Viena; do Centro para Estudos sobre Paz e Desenvolvimento na Universidade de Castellón-Espanha e na Universidade da Paz das Nações Unidas em Ciudad Colon Costa Rica.

* Minicurso com Certificado Chancelado pela UNESCO Chair - Innsbruck University
  Carga Horária Total: 10 horas