sábado, 26 de outubro de 2013

Campanha Mundial de AVC no Hospital São José



A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar do mundo morre vítima de acidente vascular cerebral. Com o intuito de conscientizar sobre os riscos do AVC e os cuidados ao paciente com déficit neurológico, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Municipal São José, em parceria com a Clínica Neurológica e Neurocirúrgica de Joinville, Liga Acadêmica de Neurologia de Joinville e Associação Brasil AVC, promove entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro a Semana da Campanha Mundial de AVC no Hospital Municipal São José. Serão seis dias de atividades e palestras destinadas a funcionários, pacientes e acompanhantes.

O Hospital Municipal São José é referência no atendimento e cuidado ao paciente vítima de acidente vascular cerebral, e desde 2000 promove eventos sobre conscientização e cuidados referentes ao AVC, sendo que de 2010 para cá dedica sempre a semana do dia 29 de outubro, dia mundial do AVC, para esses eventos. Além disso, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital São José mantém, desde 2005, um banco de dados de Registro de AVC, o único da América Latina com atualização contínua.

O que é acidente vascular cerebral?

Denominam-se AVC dois tipos de interrupção da irrigação sanguínea no cérebro: a causada por rompimento de um vaso (AVC hemorrágico) ou por seu bloqueio por um coágulo ou placa de gordura (AVC isquêmico). Em ambas as situações os neurônios da região atingida morrem, resultando na perda da função correspondente à área. Se ocorrer na que controla a fala, por exemplo, o indivíduo pode até perder essa capacidade.

Dicas e cuidados

1 - Conheça os fatores de riscos: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, arritmias cardíacas – fibrilação atrial.
2 - Seja fisicamente ativo exercitando-se regularmente.
3 - Evite a obesidade, mantendo dieta saudável.
4 - Limite o consumo de álcool.
5 - Evite o fumo de tabaco
6 - Conheça os sinais de alerta de um AVC.