quinta-feira, 31 de outubro de 2013

De Tomaz Antonio Gonzaga, + uma lira de "Marília de Dirceu"...


Lira V



"Acaso são estes               Os sítios formosos.

Aonde passava               Os anos gostosos?

São estes os prados,               Aonde brincava,

Enquanto passava               O gordo rebanho,

Que Alceu me deixou?               São estes os sítios?

São estes; mas eu               O mesmo não sou.

Marília, tu chamas?               Espera, que eu vou.

Daquele penhasco               Um rio caía;

Ao som do sussurro               Que vezes dormia!

Agora não cobrem               Espumas nevadas

As pedras quebradas;               Parece que o rio

O curso voltou               São estes os sítios?

São estes; mas eu               O mesmo não sou.

Marília, tu chamas?               Espera, que eu vou.

Meus versos alegre               Aqui repetia:

O eco as palavras               Três vezes dizia,

Se chamo por ele,               Já não me responde;

Parece se esconde,               Casado de dar-me

Os ais, que lhe dou.               São estes os sítios?

São estes; mas eu               O mesmo não sou.

Marília, tu chamas?               Espera, que eu vou.

Aqui um regato               Corria sereno

Por margens cobertas               De flores, e feno:

À esquerda se erguia               Um bosque fechado,

E o tempo apressado,               Que nada respeita,

Já tudo mudou.               São estes os sítios?

São estes; mas eu               O mesmo não sou.

Marília, tu chamas?               Espera, que eu vou.

Mas como discorro?               Acaso podia

Já tudo mudar-se               No espaço de um dia?

Existem as fontes,               E os freixos copados;

Dão flores os prados,               E corre a cascata,

Que nunca secou.               São estes os sítios?

São estes; mas eu               O mesmo não sou.

Marília, tu chamas?               Espera, que eu vou.

Minha alma, que tinha               Liberta a vontade,

Agora já sente               Amor, e saudade,

Os sítios formosos me agradaram,               Ah! Não se mudaram;

Mudaram-se os olhos,               De triste que estou.

São estes os sítios?               São estes; mas eu

O mesmo não sou.               Marília, tu chamas?

Espera, que eu vou."