sábado, 26 de outubro de 2013

Joinville recebe 1º Encontro Catarinense de Escritores em novembro

No dia 09 de novembro Joinville vai se tornar a capital da literatura no Estado. O 1º Encontro Catarinense de Escritores, organizado pela Associação Confraria das Letras, vai reunir 10 autores com destacada atuação nas áreas de literatura, pesquisa e cultura. As cidades de Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, além de Joinville, estarão representadas no evento através dos convidados especiais. Participantes de outros municípios já confirmaram inscrição. 

A programação principal abre com um ciclo de palestras com a presença do poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles, nome de referência em estudos sobre o modernismo e a vanguarda na poesia brasileira. Vindo do Rio de Janeiro, Teles vai ministrar o tema “O (Des)Limite da Poesia”. As palestras “Desafio Institucional da Literatura em Santa Catarina”, da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mery Garcia, e “Rumos Novos da Literatura Infantojuvenil”, da professora e pesquisadora Sueli De Souza Cagneti, completam a primeira parte do evento. 

Durante a tarde, o painel “Panorama da Literatura Catarinense – Oportunidades e Desafios” promove um debate com os escritores Alcides Buss, Carlos Adauto Vieira, Joel Gehlen, Jura Arruda e Urda Alice Klueger, além do ator Leone Silva, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, sob mediação do cronista Donald Malschitzky. A programação se encerra com o lançamento da 4ª edição da coletânea “Letras da Confraria”, publicação que reúne periodicamente textos dos membros da Associação Confraria das Letras. 

De acordo com o escritor David Gonçalves, presidente da associação, a expectativa é de reunir mais de cem participantes nesta primeira edição do encontro, que já nasce com a proposta de se tornar um evento fixo no calendário cultural da cidade. “Queremos tornar o evento uma referência para Joinville e para o Estado”, frisou, destacando que há cerca de 15 anos não se realiza um encontro deste tipo em Santa Catarina. 

O 1º Encontro Catarinense de Escritores acontece no Auditório Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, se estendendo das 9 às 18h. O encontro tem apoio da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, da Fundação Cultural de Joinville e da Confraria do Escritor. As inscrições estão abertas e podem ser antecipadas pelos telefones (47) 3427-5366 ou (47) 9119-3832, ou ainda no dia, no local do evento, ao custo de R$ 20,00 por participante. A participação apenas no lançamento da coletânea "Letras da Confraria" é gratuita.