quinta-feira, 16 de abril de 2020

Instituto TeApoio (comunicação)

Seria maravilhoso se as crianças pudessem apenas dizer claramente coisas como:
- Estou com ciúmes do meu irmão. Passa mais tempo comigo?
- Quero mais atenção, hoje não estou me sentindo bem.
Acordei meio mal humorado. Vamos brincar um pouco para ver se eu relaxo?

Mas elas não dizem. Para sermos justos, nem nós, adultos, 
conseguimos ser tão claros assim a maior parte das vezes. Concorda?

Então, não podemos perder de vista que o comportamento da criança é pura comunicação. 
Esse é um dos princípios da prática de uma criação consciente, inclusive.

É necessário entendermos que não há fórmula mágica para a relação entre pais e filhos funcionar bem. 
É necessário entender o que os comportamentos da criança estão comunicando 
e também lançar luz a nossa dificuldade de ouvir também.

Não costuma ser fácil. Mas é possível, com estudo, informação, empenho e dedicação. 
É na relação com a criança que uma mulher se torna mãe, que um homem se torna pai. 
E isso é uma construção diária. 

Ninguém nasce pronto. Nem as mães. Nem os pais.
Faz sentido?