domingo, 21 de outubro de 2018

Festival Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra

Primeira edição do Festival Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra, promovido pelo curso de Gastronomia da Univille e Projeto Sabor de Sobra, que reunirá voluntários, parceiros, empreendedores, projetos de impacto, artesanato, cultura e entretenimento em um só evento dentro da semana Lixo Zero 2018. Dia 27 de outubro, das 10h às 15h.

Temos como propósito disseminar práticas sustentáveis de produção e o incentivo ao consumo consciente, a integração da sociedade, elevando a qualidade de vida e a saúde ambiental de forma efetiva. 

Queremos encurtar as distâncias e levar a comunidade o contato direto com quem produz alimentos, empreende de forma sustentável e promove ações de impacto social positivo. 

Desejamos ser um instrumento de reflexão, conscientização e transformação para beneficiar a sociedade e o meio ambiente em que vivemos. 

O evento será dividido por setores:

Setor Agricultura e produção - feira com produtos da agricultura familiar orgânica e produtos coloniais e artesanais da nossa região.

Setor empreendedores sustentáveis - comercialização de alimentos e produtos feitos a partir de excedentes, orgânicos, veganos e regionais.

Setor Projetos Sociais - exposição de projetos sociais, coletivos, movimentos e iniciativas que promovem sustentabilidade, consumo consciente e ações em benefício de uma sociedade mais justa.

Setor Negócios de Impacto - exposição de negócios que propõem soluções inovadoras e criativas para problemas da sociedade, utilizando materiais reciclados, excedentes ou biodegradáveis como sua principal matéria prima.

Setor Cultural - haverá atividades de yoga, expedição de PANC´s, oficinas, intervenções artísticas, sebo literário de receitas gastronômicas, dj, bandas e cantores locais.

O evento acontecerá no Jardim Botânico da Univille, um espaço que abriga diversas espécies da fauna e da flora da região. Possui coleções com espécies de orquídeas, bromélias, plantas carnívoras, espécies ameaçadas de extinção, cactário, cabana canadense de germinação, casa de abelhas e uma trilha ecológica para nos sentirmos muito mais conectados com a natureza.