segunda-feira, 22 de outubro de 2018

De olho no calendário por Hilton Görresen

Quem já não ficou intrigado, com a pulga atrás da orelha, com certas coisas? Por exemplo: por que o nono mês do ano se chama setembro, e por aí vai, até o 12º, que se chama dezembro? Será que o inventor do calendário era ruim em aritmética?
Para entender isso, voltemos às calendas romanas, termo que certamente originou a palavra calendário. Calendas eram chamados os primeiros dias de cada mês. Os romanos tinham uma maneira complicada de contar os dias. O dia 25 de abril, por exemplo, era denominado “o quinto dia antes das calendas de maio”. Já imaginaram a dificuldade das crianças na escola? 
No início, o ano romano tinha apenas dez meses, iniciando em março. Por coincidência, dezembro era o décimo mês. Mais tarde, para se adequar ao calendário de outros povos, adicionaram mais dois meses: janeiro, em homenagem ao deus Janus, e fevereiro, em honra das festas de purificação, mês que tinha inicialmente 29 dias. Foi aí que os últimos meses ficaram fora de ordem.
Então um astrônomo descobriu que a cada ano ficavam sobrando seis horas. Em quatro anos, perdia-se um dia. Resolveram, então, a cada quatro anos, aumentar um dia no mês de fevereiro, que era o mais “magrinho”, o que ficou conhecido como ano bissexto (a origem do nome é outra história).
E por que existem dois meses seguidos com 31 dias, destoando da sequência normal?
Para homenagear Júlio César, os desinteressados romanos resolveram substituir o nome do sétimo mês, quintilis (pois anteriormente era o quinto), por “Julius” (julho). O imperador Augusto também achou que deveria ser homenageado. E o mês sextilis virou “Augustus”. Mas o poderoso imperador não quis ficar por baixo de César e exigiu que seu mês tivesse também 31 dias. E o que fizeram? Se você disse que retiraram mais um dia do pobre fevereiro, acertou.
Isso foi nos anos a.C. No século XVI da nossa era o Papa Gregório XII fez nova reforma no calendário, criando o denominado Calendário Gregoriano, utilizado até nossos dias, que fixou datas de comemorações, como a Páscoa, sendo adotado de imediato nos países católicos.
O sistema de numerar os anos e os séculos a partir da Era Cristã foi também introduzido no século XVI.
Sei, leitor, meu texto ficou pedante demais, mas pelo menos você ficou sabendo por que o mês doze se chama dezembro.