quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Praia de Balneário Piçarras conquista a certificação do Bandeira Azul

O júri internacional do Programa Bandeira Azul avaliou os candidatos a receberem
a certificação já nesta temporada e confirmou o hasteamento da bandeira na cidade

Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o júri internacional do Programa Bandeira Azul avaliou os candidatos a receberem a certificação já nesta temporada de verão. Todos os 15 candidatos recomendados pelo júri nacional do Programa no Brasil foram aprovados. Desta forma, a praia de Balneário Piçarras receberá a certificação internacional para hastear a bandeira que representa uma conquista para o município.

“O júri nacional e o júri internacional parabenizam o Município de Balneário Piçarras, Praia de Piçarras, pelos esforços dedicados ao cumprimento dos critérios do programa. Desta forma, comunicam seu parecer favorável à certificação Bandeira Azul para a temporada 2018/2019. A temporada inicia oficialmente em 01 de novembro e o prazo máximo para a cerimônia de troca da bandeira é 15 de dezembro”, confirmou a coordenadora Nacional Bandeira Azul, por e-mail, Leana Bernardi.

Preservação ambiental, qualidade da água do mar, acessibilidade e infraestrutura – distribuídos em 34 quesitos – foram analisados pelos gestores do programa para conceder ao município o direito de hastear a bandeira. O município começou a trabalhar no programa em março deste ano e já cumpriu 29 de todas as exigências requeridas para conquistar o direito de hastear a bandeira. “Uma certificação internacional que coloca Balneário Piçarras entre as cidades com a melhor balneabilidade do Brasil”, comemorou o prefeito, Leonel José Martins (PSDB).

A data do ato de hasteamento ainda será oficialmente marcada, em reunião envolvendo Governo Municipal, Comitê Gestor e a coordenadoria do programa. Para a secretária de Turismo, Susan Corrêa, “é um marco na história de nossa cidade. Alcançar uma certificação internacional como o Bandeira Azul reflete a qualidade do principal atrativo que temos. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com um desenvolvimento sustentável para Balneário Piçarras”.

Com a confirmação da Bandeira Azul já hasteada nesta temporada de verão, se torna necessário a cada ano encaminhar documentação comprobatória, para confirmar que os critérios estão sendo seguidos. O trecho certificado compreende da descida da Avenida Getúlio Vargas até a descida da Rua 2660, na orla Norte.

O setor ainda deve sofrer modificações, como por exemplo, a implantação de banheiros, vagas de estacionamento exclusiva para idosos e portadores de deficiências e sinalização. Além disso, vai passar a obter um programa de coleta de resíduos diferenciado, limpeza intensificada, atividades de educação ambiental e rígido controle de balneabilidade.

Junto de Balneário Piçarras, outras 14 candidaturas de praias de diversos lugares do país também foram aceitas: Praia do Tombo, Guarujá (SP); Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC); Praia de Palmas, Governador Celso Ramos (SC); Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC); Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA); Praia do Peró, Cabo Frio (RJ); Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC) e Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.

Por Felipe Bieging, jornalista - Fonte: http://www.adjorisc.com.br/