terça-feira, 25 de setembro de 2018

Algumas pessoas questionam a variedade das frutas orgânicas...

Pois vamos lá... Você vai na frutaria do bairro e vê aquele monte de frutas de todas as cores lindas e chega na feirinha orgânica e não vê muita opção? Por quê? 

Resposta: As frutas convencionais são produzidas em qualquer região, em qualquer clima, em muitos lugares pois tem o auxílio dos fertilizantes que ajudam elas a crescerem fortes, fora as sementes já transgênicas que são modificadas justamente para ser mais resistentes ao meio ambiente. Aí você imagina uma estufa cheia dessas sementes, com fertilizantes na terra e ainda sem perigo de pragas? Pegou pulgão... taca veneno e os bichinhos morrem e o problema foi resolvido.

No caso das frutas orgânicas, é bem diferente! Elas são produzidas com sementes frágeis, em clima próprio daquela fruta, para aquela época específica. Seu maior fertilizante é o clima, ou a reza do agricultor pra chover, ou não chover, esquentar ou esfriar, né?! Então os clientes pedem manga (exemplo) e essa manga está sendo produzida no Espírito Santo, chega para nós do sul por 29 reais o quilo. Coloca na balança e dá 12 reais uma manga, esse cliente diz que vai deixar a manga, que esse insumo é caríssimo... E a manga estraga e é descartada. Então esse é o motivo.

O sul do Brasil produz cítricos no inverno, bananas durante o ano todo, e morango. Por nossa região ser mais quente tem baixa produção! Agora está começando a esquentar e a produção melhora... Então se você resolveu recentemente virar consumidor de orgânicos, tenha em mente consumir as frutas que são produzidas na sua região ou proximidades, pois assim seu bolso ficará agradecido e sua saúde também! De uma feirante de produtos orgânicos.