domingo, 23 de setembro de 2018

O verdadeiro significado das tatuagens por Marcos Alexandre

Tatuagens mostram pessoas excluídas do sistema familiar...

Elas podem representar abortos, ancestrais e traumas que permanecem na memória celular do sistema e que para serem curados não podem continuar esquecidos. É importante que os pais não critiquem as tatuagens dos filhos, pois elas são maneiras inconscientes de trazer um membro do sistema que um dos pais se recusa a ver ou carregar em seu coração. Se a tatuagem é rejeitada, o filho acabará seguindo o destino dos excluídos.

A pessoa tatuada se sente completa. Tendo algo que lhe faltava, ela pode ficar independente do sistema já que está vendo o que antes era mantido em segredo. Assim, as tatuagens funcionam para compensar perdas ou aspirações não cumpridas - pois expressam afeto e honra a uma situação ou pessoa. A cada dia mais pessoas se tatuam porque na sociedade que estamos construindo não queremos mais excluir e cada um deseja carregar sua própria história familiar que não quer ser esquecida.

Se você tem tatuagens, pergunte-se o que cada tatuagem significa e dê às pessoas representadas um lugar em seu coração, respeitando o destino delas. Se seus filhos têm tatuagens ou querem se tatuar, respeite-os por quererem incluir em sua própria vida aquelas pessoas que foram esquecidas. Seus filhos apenas as estão trazendo para que você possa vê-las. Olhe para todo seu sistema familiar e o reverencie sem julgamento e aceitando todos como são.

"Sophie e eu temos observado que as tatuagens representam alguém na família. É lindo. Com a tatuagem alguém inclui uma pessoa morta. Se isto é compreendido, tem um bom efeito. A tatuagem é a porta de entrada para que o excluído tenha um lugar na alma do outro." Bert Hellinger

Adaptação do artigo ¿Qué se esconde detrás de los tatuajes desde el punto de vista sistémico?, de Luz Rodríguez