A mostra de cinema O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman exibe nove filmes dirigidos pelo diretor de cinema sueco: O sétimo selo (1956), Morangos silvestres (1957), Persona (1966), A hora do lobo (1968), Vergonha (1968), Face a face (1976), Sonata de outono (1978), Fanny e Alexander (1982) e Na presença de um palhaço (1997) são os títulos que compõem a mostra.
No panorama do cinema mundial, Ingmar Bergman influenciou mais do que foi influenciado. Seu estilo é inconfundível, marcante: diálogos densos, câmera que penetra rostos e os revelam, em especial os das mulheres. As atrizes foram suas grandes estrelas, e para elas dedicou personagens extremamente sensíveis e eloquentes.
Em 2018 comemoramos o centenário de nascimento de Ingmar Bergman, e o SESC não poderia deixar de lembrar deste que foi um dos grandes ícones não só do cinema como da cultura mundial do século 20.
Dia 10/07 (terça), às 19h30: O Sétimo Selo
De Ingmar Bergman. Suécia, 1957. Drama. 96 min. Legendado. Classificação: 12 anos.
Sinopse: O cavaleiro Antonius Block retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela peste negra e pela Inquisição. Ao seu redor apenas sofrimento e destruição. Em suas andanças, Antonius encontra a morte, que o desafia para uma partida de xadrez.
Dia 11/07 (quarta), às 19h30: Morangos Silvestres
De Ingmar Bergman. Suécia, 1957. Drama. 91 min. Legendado. Classificação: 10 anos.
Sinopse: Isak Borg, respeitado professor de Medicina, é convidado por sua universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de comemoração pelos seus 50 anos de carreira. Isak viaja com a sua nora, Marianne, que passa por uma crise em seu casamento, e durante o percurso é obrigado a enfrentar o vazio de sua existência. Um delicado e poético filme sobre a mortalidade e o passado.
Dia 12/07 (quinta), às 19h30: Persona
De Ingmar Bergman. Suécia, 1966. Drama. 83 min. Legendado. Classificação: 18 anos.
Sinopse: Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.
Dia 13/07 (sexta), às 19h30: A Hora do Lobo
De Ingmar Bergman. Suécia, 1968. Terror. 90 min. Legendado. Classificação: 18 anos.
Sinopse: O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada “hora do lobo”, os medos de Johan podem se concretizar...
Dia 14/07 (sábado), às 19h30: Vergonha
De Ingmar Bergman. Suécia, 1968. Drama. 104 min. Legendado. Classificação: 16 anos.
Sinopse: Para fugir da guerra, um casal de violinistas vive isolado numa ilha. Essa existência idílica acaba quando a casa deles é invadida por um grupo de soldados. Agora, eles terão de se defrontar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.
Entrada franca, sem a necessidade de retirada de ingressos (sujeito à lotação).