segunda-feira, 30 de julho de 2018

Cinco dicas de como acabar com o bullying na escola

"O planeta está esquentando, mas as pessoas estão esfriando"
Marcio Kühne

Bullying é um termo que vem do inglês para designar atitudes repetitivas de agressão física e verbal, exercidas por uma ou mais pessoas, que tenham como objetivo intimidar um terceiro que não tem como se defender:

1. Saiba reconhecer o bullying e faça com que a criança também saiba - Preste atenção no comportamento: as vítimas de bullying costumam se isolar, demonstram irritação, choram muito e inventam motivos para não ir à escola. É importante conversar sobre o bullying com as crianças, debatendo com eles as formas como o problema se manifesta. Deixe-os confortáveis para se comunicarem com você.

2. Estimule-os a reportar o bullying - Muitas vezes, os pais e a escola se omitem por acreditar que o bullying é apenas uma provação que servirá para fortalecer a criança no futuro, mas isso é uma inverdade. Se as crianças sentirem que seus pais e professores veem as agressões dessa forma, elas evitarão contar a eles sobre o problema pelo qual estão passando. 

3. A empatia também deve ser ensinada - Note que a autoridade não deve ser exercida por meio da violência, pois a criança vai aprender que a agressão é o caminho para resolver suas frustrações e será inevitável que ela aja dessa mesma maneira com as outras pessoas. 

4. Vítimas precisam de ajuda - O trabalho com um psicólogo, por exemplo, ajuda a reconstruir a autoestima e treina a criança para lidar com suas emoções de uma forma mais saudável.

5. Praticantes também precisam de ajuda - O praticante precisa de ajuda para aprender a transformar sua raiva e frustração em diálogos e ações construtivas em vez de gerar sofrimento em outras pessoas. Se esse comportamento não for corrigido, a tendência é que ele continue por toda a vida, resultando em um adulto agressivo e inapto a lidar com suas emoções e responsabilidades.