quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mirian Puerta expõe tecelagens, pinturas e fotografias no Garten

A artista visual Mirian Puerta abre a exposição “Entre cores e mundos” no Shopping Garten de Joinville nesta quinta-feira, dia 12 de julho. A mostra tem curadoria de Marc Engler, apresenta trabalhos em pintura, tecelagem, fotografia e técnicas mistas e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 8 de de agosto.

A artista deu uma entrevista ao Arte na Cuca (http://artenacuca.com.br/) falando sobre suas inspirações, sobre seus métodos de trabalho e sobre as circunstâncias que levaram à exposição “Entre cores e mundos”. Mirian Puerta é formada em Teologia e fez vários cursos relacionados à arte na Casa da Cultura de Joinville, dedicando-se especialmente às técnicas da pintura e da tecelagem. Filiada à Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), teve sua estreia em 2012 expondo nas Livrarias Curitiba da capital paranaense. Desde então, Mirian vem participando de uma série de coletivas com outros artistas da região e, no ano passado, reuniu trabalhos de tecelagem e técnicas mistas na mostra “Cor e inspiração” na Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos (AJAP). “Entre cores e mundos” é sua sexta exposição individual e faz um apanhado tanto de obras inéditas quanto de trabalhos apresentados em mostras anteriores.

A arte é uma produção intelectual primorosa, onde as emoções estão inseridas no contexto da criação. Você possui algum modelo ou influência de algum artista? 
Tanto na pintura quanto na tecelagem e na fotografia, identifico-me com a abstração de Georgia O’Keeffe. Ela é inspiradora. Em visita à exposição de Sheila Hicks muito me identifiquei com suas tecelagens criativas.

Antes de começar uma pintura, você faz croquis e esboços ou vai direto à tela?
Dificilmente. Vou direto à tela e os tons são escolhidos no momento de iniciar. As fotografias também surgem do momento, de onde e como me encontro. As tecelagens são calculadas na metragem que quero tecer, mas a padronagem segue a inspiração do momento e também dos materiais que vou empregar.

Como você aproveita o seu tempo livre?
A família é a prioridade. Aproveito com amigos para sair, conversar e viajar. Adoro visitar espaços expositivos, museus e galerias, praias, ler bons livros e assistir a filmes. Amo viajar. Meu tempo também é dedicado ao voluntariado: sou rotariana há 20 anos e, atualmente, sou presidente do Rotary Clube de Joinville Cidade das Flores para a gestão 2018-2019.

Como surgiu a exposição “Entre cores e mundos”?
A oportunidade surgiu através de um convite do Shopping Garten, na pessoa do curador Marc Engler, que veio visitar meu ateliê e sugeriu esta exposição tendo em vista a possibilidade de os trabalhos conversarem entre si. Muito me honrou expor este mês por ter a oportunidade de mostrar minhas obras ao público do Festival de Dança que visitará o Shopping Garten.

Dia 12 de julho - Horário: 19h - Visitação das 10h às 22h, até dia 8 de agosto
Entrada gratuita - Garten Shopping (Av. Rolf Wiest, 333 - Bom Retiro)