domingo, 8 de julho de 2018

Leia Mulheres Joinville no IFSC

Julho é um mês de festa para o Leia Mulheres Joinville. Integrante do movimento nacional Leia Mulheres, o clube do livro, que se propõe mensalmente a discutir mulheres autoras, completa um ano de atividade. A comemoração será realizada na biblioteca do campus joinvilense do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (Rua Pavão, 1377, bairro Costa e Silva), no dia 28 de julho, às 15h. No encontro, será discutida a obra “Jane Eyre” (1847), da escritora britânica Charlotte Brontë. A mediação fica por conta da jornalista Marcela Güther. O grupo é aberto à comunidade e a entrada é gratuita.

Jane Eyre conheceu o sofrimento ainda pequena, na casa da tia que a criou e na austera instituição de caridade Lowood onde foi educada. Desde cedo mostrou sua natureza firme e independente e assim ela se manteve por toda a vida: ao abandonar os tormentos de Lowood e se empregar como governanta em Thornfield Hall; ao descobrir o amor mas, com ele, um terrível segredo; ao decidir partir e, depois, recomeçar.

Publicado em 1847, “Jane Eyre” é o romance mais conhecido da escritora britânica Charlotte Brontë. Com toques góticos e boas doses de crítica social e moral, este clássico da literatura pôs-se à frente de seu tempo ao apresentar uma personagem forte e explorar questões de classe, sexualidade, religião e gênero.

Acompanhamos o desenvolvimento emocional da protagonista, sua busca por espaço, respeito e autonomia financeira, num mundo que não esperava tais ambições vindas de uma mulher. E, nas palavras de Virginia Woolf, “no fim estamos completamente encharcados pela genialidade, a veemência, a indignação de Charlotte Brontë”.