sábado, 20 de janeiro de 2018

Você sabia? Apenas 11% das ruas de Joinville homenageiam mulheres (continua)

Dona Francisca, Dona Leopoldina, Princesa Izabel e Professora Laura Andrade. Essas são as únicas quatro ruas que receberam nome de mulheres no Centro de Joinville. Elas se somam a um total de 475 logradouros em toda a cidade, o que representa 11% do total. Uma realidade bem distante da dos homens, que são lembrados em 2.499 ruas, avenidas, estradas, servidões e travessas, algo em torno de 58%. O levantamento realizado pelo jornal O Mirante foi feito com base em dados sobre as ruas de Joinville da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).

Das quatro ruas do Centro, apenas Princesa Izabel e Dona Francisca recebem grandes fluxos. A rua Dona Leopoldina é uma pequena via sem saída e que abriga empresas. A rua Professora Laura Andrade é uma via estreita que faz a ligação entre as ruas Abdon Batista e Ministro Calógeras.

Se considerarmos apenas as avenidas, apenas uma entre 34 recebe nome de uma mulher. É a avenida Doris Dobner Nass, localizada no bairro Ulysses Guimarães, na zona Sul de Joinville. Já com nome de homens há 29 avenidas.

Em relação às estradas, a situação é a mesma. Das 56 existentes na cidade, apenas uma homenageia uma mulher. Trata-se da estrada Dona Francisca, no bairro do mesmo nome, na área rural. Por outro lado, com nome de homens há 13 vias deste tipo.