segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

No Casulo é assim... Adaptação Escolar


Um novo ano se iniciou e para algumas famílias novos horizontes se abrirão seja com o início do ano letivo da escola já escolhida ou com a pretensão de colocar seu bebê numa escolinha. Ops, não cometa este deslize: ESCOLINHA NÃO! Educação Infantil merece o devido reconhecimento, afinal são os primeiros passos estudantis, é um período delicado e único da vida desta criança, cheio de transformações e aprendizagens, muitas vezes também o primeiro local de adquirir confiança em outras pessoas e socializar. 

Quero compartilhar com vocês alguns pontos importantes para começarem com os pés direito – sim, mais de um pé direito, do seu filho (mesmo que ele nem ande), dos pais, e de quem mais participar da rotina escolar – uma avó que costume buscar, a tia que leva, o irmão mais velho, enfim. Vamos lá! 

O primeiro passo já foi dado se você matriculou seu filho, espero que com confiança e alegria por todos de sua família: A DECISÃO! Colocar seu bebê numa escola (e escolhê-la!) precisa ser uma decisão de comum acordo pelos adultos e compartilhada com a criança. A segurança dos pais influencia diretamente na confiança da criança e, portanto, no seu bem estar. 

Em seguida, faça do período antecedente não um momento de tristes despedidas ou de ansiedade, mas de preparação tranquila pela nova fase cheia de descobertas. ORGANIZE-SE! Separe com seu filho as coisas que ele levará à escola, a mochila, seus pertences, talvez precisem comprar novos objetos pessoais – permita que ele participe e até escolha dentro do possível – ou juntos escolham entre os que já possuem e identifiquem com o nome da criança. Gradativamente apresente a ele a nova rotina, como comentar sobre seu trabalho ou as novas crianças com quem ele brincará, faça o caminho até a escola, tente aproximar seus horários do qual será praticado. 

Chegou o tão esperado primeiro dia: ESTEJA TRANQUILO! A conversa breve e franca ao sair de casa é muito importante, qualquer criança fica melhor se ciente de onde vai e o que fará. Chegando a escola esteja disponível dentro das normas da instituição, seja afetuoso, seguro e principalmente seja sempre honesto com seu filho. Caso a escola esteja aberta aos pais ficarem, avise que estará ali ou mesmo quando se afastar. Caso precise sair/trabalhar, avise se puderem lhe chamar ou quando voltará – para as crianças pequenas rotinas fazem mais sentido que horário ou simplesmente “depois eu volto”, descreva a rotina simplificadamente e seu filho entenderá que depois de tal e tal atividade você chegará, assim o educador pode reforçar se ele começar a perguntar de você e lidar com a verdade será bem mais tranquilizador para seu filho. Despeça-se quando de fato for embora, ou seja, não se prolongue com despedidas, cada retorno ou nova conversa pode afetar seu filho desacreditando a certeza de que você está seguro em deixá-lo. 

As crianças adoram novidades, adoram estar com outras crianças, não é mesmo? Pense nisso sempre que bater aquela dúvida se seu filho estará bem. Confie nos diferenciais da escola, nos motivos pelos quais você a escolheu e nos profissionais dedicados. Cada adaptação é única, tem criança que muda de país e parece que sempre está em casa, tem criança que sofre com a simples mudança de lençol na sua própria cama. A idade de seu filho também pode influenciar, suas experiências anteriores, a dinâmica da instituição, a empatia imediata com os novos cuidadores, no entanto, ressalto que o que realmente faz diferença é a confiança. Pai e mãe (ou aqueles que cumprem estes papeis) são os cuidadores principais para a criança pequena, sem dúvida, então para a criança deixá-los, ainda que por curtos períodos, e criar laços afetivos com outras pessoas pode levar algum tempo, algumas lágrimas, não nego, ainda assim em pouco tempo vocês olharão pra trás orgulhosos de todos os caminhos que traçaram e irão ver este início apenas como uma fase já vencida entre tantas aprendizagens e descobertas que juntos e separados vivem. 

Ana Kita, sócia-proprietária do CEI Casulo da Borboleta