domingo, 21 de janeiro de 2018

... Desigualdade não é apenas nos nomes de ruas de Joinville

A disparidade entre as homenagens para homens e mulheres não atinge apenas as ruas de Joinville. Na educação ela também está presente. Das 86 escolas municipais de Joinville, 61 ganharam nomes de homens e apenas 18 têm nomes de mulheres. Nas estaduais a realidade não é muito diferente. Entre as 39 instituições, 10 lembram mulheres e outras 29 fazem menção a homens.

Na área cultural, não há sequer um equipamento público que homenageie uma mulher. Apenas quatro homens são homenageados: Juarez Machado, Fausto Rocha Junior, Fritz Alt e Victor Kursancew. Em áreas de lazer, que inclui parques e praças, também há uma grande diferença: seis mulheres homenageadas para 57 homens.

Outros equipamentos público, como Centreventos Cau Hansen e Expocentro Edmundo Doubrawa também são exemplos dessa realidade.

Essa realidade não está apenas nas ruas de Joinville. No Brasil, de acordo com um levantamento do coletivo Gênero e Número, 20% de ruas, praças, avenidas e demais locais públicos que prestam homenagens a pessoas levam o nome de mulheres. Santa Catarina é o segundo estado com pior representatividade, com 18% dos logradouros levando nomes de mulheres.

Fonte: http://omirantejoinville.com.br/