segunda-feira, 3 de abril de 2017

Programação de cinema SESC Joinville

No mês que marca a chegada dos europeus à terra brasilis, o Projeto CineSESC traz para a sua programação em Joinville uma seleção de documentários brasileiros que narram a história da construção do Brasil e da formação de algumas de suas regiões. As sessões acontecem nas terças e quartas-feiras, sempre às 19h30min, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos. 

Dia 04 de abril (terça) - Sudoeste
De Eduardo Nunes. Brasil, 2011. 128 min. Classificação: 14 anos.
Com Simone Spoladore, Raquel Bonfante, Júlio Adrião, Dira Paes, Mariana Lima.
Sinopse: O que se destaca já na primeira imagem, em que a câmera se movimenta lentamente numa estrada onde se avista ao longo de uma charrete, é a composição retangular, diferente, de uma estreiteza acentuada. Essa escolha incomum torna a experiência cinematográfica de Sudoeste absolutamente singular. O filme parece espremer e estender o tempo para contar uma história bem simples, apesar de misteriosa: resumir uma vida inteira em apenas um dia. Acompanhamos uma mulher que nasce, cresce, envelhece e morre em um período de 24 horas. 

Dia 05 de abril (quarta) - O Fim e o Princípio 
De Eduardo Coutinho. Brasil, 2005. 110 min. Classificação: Livre.
Sinopse: Um filme nascido do zero. Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Perixe, o filme descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem em Araçás, os moradores = na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra - um mundo em vias de desaparecimento.