quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Programação Cine SESC Joinville - Janeiro 2017

No mês de janeiro, o SESC Joinville traz um recorte das produções cinematográficas brasileiras que constam de seu catálogo de exibição. As sessões acontecem nos dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de janeiro, sempre às 20h, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos.

Dia 10 de janeiro (terça) - Hoje eu quero voltar sozinho 
De Daniel Ribeiro. Brasil, 2014. 96 min. Drama. Classificação: 12 anos. Com Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Lúcia Romano, Eucir de Souza e Selma Egrei.
Sinopse: Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana (Tess Amorim), e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel (Fabio Audi), um menino que vai fazê-lo descobrir coisas que ele nem imagina.

Dia 11 de janeiro (quarta) - Últimas conversas 
De Eduardo Coutinho. 85 min. Brasil. Documentário. Classificação: 12 anos. Com Eduardo Coutinho e entrevistados.
Sinopse: Realizado a partir de entrevistas feitas por Eduardo Coutinho com jovens cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, Últimas conversas busca entender como pensam, sonham e vivem os adolescentes. Os pesquisadores Laura Liuzzi e Geraldo Pereira visitaram 12 escolas e realizaram pré-entrevistas com 97 adolescentes. Desses, 28 foram filmados por Coutinho, dos quais nove entraram no corte final. O diretor (morto em fevereiro de 2014, antes do início da montagem) chegou a ver todo o material filmado e deixou um caderno com anotações feitas a partir das transcrições das entrevistas. Últimas conversas foi editado por Jordana Berg, parceira de Coutinho desde Santo Forte (1998), e a versão final é de João Moreira Salles, produtor deste e dos nove filmes anteriores de Coutinho.

Dia 17 de janeiro (terça) - O menino e o mundo 
De Alê Abreu. Brasil, 2014. Animação. 80 min. Classificação: Livre.
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Trilha sonora com a participação de Emicida, Naná Vasconcelos, Grupo GEM e Barbatuques. 

Dia 18 de janeiro (quarta) - Eles Voltam 
De Marcelo Lordello. Brasil, 2014. Drama. 105 min. Classificação: 12 anos
Sinopse: Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. “Eles voltam” acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.

Dia 24 de janeiro (terça) - O som ao redor 
De Kleber Mendonça Filho. Brasil, 2013. 131 min. Drama. Classificação: 16 anos. Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, W. J. Solha.
Sinopse: O Som ao Redor foi aclamado no Brasil e no exterior por público e crítica ao comentar a vida no país a partir de uma rua de classe média do Recife. A rotina dos moradores toma um rumo inesperado com a chegada de uma milícia oferecendo serviços de segurança. A presença dos homens liderados por Clodoal aumenta a tensão na comunidade. Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), mãe de dois filhos, só quer que o cão do seu vizinho pare de latir. Uma crônica brasileira com amor e suspense, uma reflexão sobre história, violência e barulho. 

Dia 25 de janeiro (quarta) - Casa Grande 
De Fellipe Gamarano Barbosa. Brasil. 115 min. Drama. Classificação: 18 anos. Com Marcello Novaes, Suzana Pires, Clarissa Pinheiro. 
Sinopse: Jean é um adolescente tico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Enquanto a casa cai, os empregados têm de enfrentar suas inevitáveis demissões, e Jean tem que confrontar as contradições da casa grande.

Dia 31 de janeiro (terça) - Tatuagem 
De Hilton Lacerda. 110 min. Brasil. Drama. Classificação: 16 anos. Com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sylvia Prado.
Sinopse: Ano de 1978. No Brasil, a ditadura militar, ainda atuante, mostrava sinais de superação. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral chão de estrelas, que realiza shows repletos de deboche e nudez. Num dos shows ele conhece Fininha (Jesuíta Barbosa), um jovem soldado, que vive num quartel... Esse relacionamento é pautado pelo conflito entre esses dois mundos.

OBS. Entrada franca, sem a necessidade de retirada de ingressos (sujeito à lotação).