sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina em Joinville

Joinville irá sediar, de 23 a 27 de setembro (quarta a domingo), o XIII CAAL - Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina. Neste encontro serão debatidas e apresentadas questões que interessam às pessoas e às comunidades de língua alemã na América Latina. O objetivo é promover um evento um pouco diferente das edições anteriores. No XIII CAAL, os temas apresentados serão, no geral, de interesse coletivo e não estarão relacionados a uma cidade ou região específica. A proposta do encontro é se embasar no passado, discutir o presente, para planejar o futuro. O que será do futuro das organizações de cultura germânica? Quais dificuldades estão passando? Que bons exemplos têm para se inspirar? Estas e outras perguntas nortearão a programação do evento.

A Alemanha contemporânea estará em destaque no CAAL 2015. Discussões e palestras ligadas às relações entre a América Latina e a Alemanha na atualidade também receberão espaço especial na programação. O prefeito de Oxapampa (Peru), Pedro Ubaldo Polinar, estará presente no encontro. A cidade, fundada por colonos austro-alemães vindos de Pozuzo, é candidata a receber o evento no próximo ano.

O XIII CAAL será organizado pela Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville e está com as inscrições abertas e gratuitas. O evento irá ocorrer na Mitra Diocesana de Joinville, que fica na rua Jaguaruna, 147, Centro.