O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Baasch Luz, anunciou a abertura de novos postos de atendimento biométrico em Santa Catarina. Os novos postos começarão a funcionar nesta segunda, dia 14 de setembro, e o horário de atendimento dos postos será das 9h às 18h.
A localização dos novos postos em Joinville:
Bairro Itaum: Rua Florianópolis, 1230 (próximo à Auto-Escola Água Viva)
Distrito de Pirabeirada: Rua Joinville, 13651 (em frente ao Posto Rudnick Dibrape)
O presidente do TRE-SC destacou que, com os novos postos, a Justiça Eleitoral pretende atingir a meta de cadastrar 80% do eleitorado antes do final deste ano, nas cidades em que a biometria está acontecendo de forma obrigatória. Além disso, o magistrado fez um apelo aos eleitores, pedindo que compareçam o quanto antes, pois, agora, além de evitar filas, os eleitores terão mais opções de locais para realizar o procedimento, já que os novos postos funcionarão em caráter temporário, de 14 de setembro até o dia 30 de novembro de 2015. Segundo o presidente do TRE-SC, os postos temporários serão fechados após novembro, devido ao corte de orçamento do Tribunal Superior Eleitoral para o próximo ano e à crise econômica que o país enfrenta.
Joinville conta com 26% do seu eleitorado cadastrado biometricamente. E as sanções para o eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral será ter seu título cancelado, ficar impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. Além disso, também está sujeito à suspensão do CPF, e consequentemente, bloqueio de movimentação de conta bancária. A situação fica ainda mais grave para o servidor público, que ficará impedido de receber função ou remuneração, e para o estudante de instituições mantidas pelo Governo, que não poderá renovar sua matrícula.
Fonte: http://www.tre-sc.jus.br/