sábado, 16 de novembro de 2013

Reportagem "Notícias do Dia"... Homenagem merecida!


O médico Mário Nascimento se tornou sinônimo de pediatria em Joinville




Depois de uma carreira de meio século dedicada à medicina, hoje o médico aposentado Mário Antonio do Nascimento investe o tempo a serviço da harmonia e do bem-estar familiar, no Cenef (Centro de Estudos e Orientação da Família), do qual ele foi um dos fundadores e é o atual presidente. “Sempre tive uma atuação voltada ao social, e aqui tenho a oportunidade de me manter ocupado e dar apoio às famílias que nos procuram em busca de orientação”, justifica um dos mais antigos pediatras de Joinville e pioneiro no serviço ambulatorial infantil na cidade.

Mário Antonio nasceu em julho de 1932 e se criou na região do Cubatão. Seu pai, Dorothovio do Nascimento, conhecido comerciante e líder comunitário, hoje é nome de rua no Jardim Sofia. “Minha infância foi passada ao ar livre, jogando bola nos campinhos do Cubatão”, lembra o conhecido doutor Mário, que chegou a defender as categorias de base do Aviação, do extinto Guarani do Cubatão e do juvenil do América, até pendurar as chuteiras nos aspirantes do Caxias. “Meu irmão Alcides – acrescenta – jogou como profissional no América. Eu também joguei vôlei e basquete pelo Palmeiras, mas só até o juvenil. Precisei parar quando chegou a hora da faculdade.”

Ele cursava o científico (atual ensino médio) no Bom Jesus, e estava determinado a parar por ali e encarar o mercado de trabalho. “Eu achava que o ginásio já era suficiente e queria trabalhar. Mas meu irmão mais velho, João, me convenceu a continuar. No segundo ano do científico, fui trabalhar na Farmácia Apolo, e ali senti o chamado da medicina.” Em 1952, se mudava para Curitiba, aprovado no vestibular da Universidade Federal do Paraná. Formou-se em 1957 e partiu para o Rio de Janeiro, onde se especializou em pediatria. “Fui residente e chefe de residência da pediatria do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, onde fiquei até 1960.”

Carreira em Joinville

Em 1961, Mário Nascimento montou seu consultório na rua Abdon Batista e foi dar aulas de higiene e puericultura no curso normal do Santos Anjos. “Quando iniciei a carreira aqui – conta –, só havia três pediatras: Jeser Amarante Faria, Valter Ferreira e Lea Silva Jardim. No início, trabalhei no ambulatório pediátrico do Hospital São José voluntariamente.” O ambulatório, primeira unidade pediátrica da cidade, foi criado em 1965, graças à insistência do jovem médico junto ao então prefeito Harald Karmann, também médico.

Convidado, mais tarde, a assumir a direção geral do hospital, matriculou-se num curso de administração hospitalar em São Paulo. Mas havia um problema: como se sustentar? “Eu trabalhava, na época, como pediatra do colégio da Tupy. Aí sugeri ao então presidente da empresa, Dieter Schmidt, que continuasse pagando meu salário, que eu devolveria na forma de trabalho quando voltasse. Ele foi além, e me pagou aquele ano como bolsa de estudos”, relembra, deixando rolar uma lágrima de gratidão pelo falecido empresário.

Além do São José, Mário Nascimento dirigiu o Hospital Regional, a Maternidade Darcy Vargas (onde tem seu nome no Centro de Estudos) e a Federação das Unimeds do Estado. Foi fundador da Unimed Joinville, do Ispere (Instituto Pedagógico de Reabilitação Infantil), da Sociedade Joinvilense de Pediatria e do Cenef (Centro de Estudos e Orientação da Família), sucessor do Movimento Familiar Cristão, do qual também foi um dos fundadores.

Feliz, lembra que a continuidade da profissão está garantida por, pelo menos, duas gerações. “Minha filha, Maria Beatriz, é pediatra, assim como o marido dela. E meu neto, Eduardo, é quartanista de medicina.”