sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Manifestação organizada pelo Comde



Cerca de 20 pessoas fizeram uma manifestação em frente à Câmara de Vereadores de Joinville contra a aprovação e sancionamento da lei que permite rebaixar totalmente o meio-fio em frente aos estabelecimentos comerciais em Joinville. Os manifestantes levaram cartazes para protestar contra a decisão do Legislativo e alguns mesmo chegaram a se acorrentar em frente a casa legislativa na tarde desta quinta.

O protesto foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comde), que também foi o responsável por abrir dois processos na Justiça contra a lei, que ainda estão em trâmite. Entre os presentes na manifestação estavam cegos e cadeirantes.

Segundo o arquiteto Mário Cezar da Silveira, membro do Comde e organizador do evento, não há preocupação sobre a lei, que acreditam que será derrubada judicialmente em breve.

_ O que nos incomoda é o fato de que até a lei ser derrubada judicialmente um monte de estabelecimentos já terá rebaixado o meio-fio e daí quero ver a Prefeitura fazer voltar como era antes _ argumenta Mário Cezar.

Antes do prefeito Udo Döhler (PMDB) sancionar a lei, na semana passada, o Comde chegou a se encontrar com representantes do governo, mas não teve tempo de enviar um parecer mostrando ilegalidades da lei. Agora, o grupo foi até o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), que abriu um procedimento para investigar o caso.

Por Sérgio Luiz Silva