quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Novos integrantes do Conselho Tutelar da Região Sul foram empossados hoje na Casa dos Conselhos




O Conselho Tutelar da Região Sul de Joinville conta com novos representantes na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros tomaram posse na manhã desta quinta-feira (28/11), em uma cerimônia realizada na Casa dos Conselhos. O evento contou com a presença do secretário de assistência social, Bráulio Barbosa e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daiana Delamar Agostinho.

Dez novos integrantes do Conselho Tutelar foram empossados, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Os titulares são Deyvid Inácio Espíndola Luz, Roberto Zacarias da Rosa Junior, Cláudia Cardoso Molina, Ana Karolina Kuhnen e Patrícia Ribeiro Gomes. Os suplentes são Cristovão Petry, Adriana Cristina Kinas, Priscila Gonzaga Espíndola Luz, Fábia Ramos da Cruz Clemente e Délia de Souza. O mandato deles segue até janeiro de 2016.

O professor Roberto Zacarias da Rosa Júnior, um dos conselheiros eleitos, relata que o interesse em trabalhar em prol do desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes foi o fator que o motivou a se candidatar ao Conselho Tutelar. Para ele, um dos principais desafios enfrentados no âmbito infanto-juvenil é a presença de crianças e adolescentes nas ruas. “Trabalharemos para o desenvolvimento social no município, com a defesa de iniciativas práticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes”, relata Roberto.

O processo eleitoral foi organizado e dirigido pelo CMDCA e o colégio eleitoral que definiu os novos conselheiros foi composto por representantes do Conselho da Criança e do Adolescente e representantes de entidades e serviços registrados neste mesmo Conselho.

O conselheiro tutelar tem como atribuições zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente (Art. 131 – ECA), fiscalizar a política de atendimento, requisitar serviços públicos e acionar a justiça quando necessário, além de aplicar medidas de proteção específicas às crianças e adolescentes e às pertinentes aos pais.

O Conselho Tutelar de Joinville tem sua demanda de atendimentos dividida entre o Conselho Tutelar Sul e o Conselho Tutelar Norte.

Fonte:  http://www.joinville.sc.gov.br