terça-feira, 14 de julho de 2020

Vamos esquentar nossos pés?

Manter os pés quentinhos não é papo chato de avó... É papo sábio de avó!

Nos rins mora a nossa energia ancestral, energia que não se repõe, só se esvai. Preservamos essa energia, também, mantendo os pés sempre quentes, pois o meridiano dos rins (raízes) começa nas solas dos pés, e o excesso de frio causa a deficiência dessa energia (desarmonizando rins, bexiga, e a emoção deste elemento: o medo), o calor nos pés fortalece rins, bexiga, e proporciona vitalidade.

Além disso, o excesso de umidade nos pés gera umidade no baço-pâncreas, ocasionando peso nas pernas, e coágulos e cólica durante a menstruação. O baço-pâncreas também é um acoplado do elemento terra, responsável pelo sistema de defesa e harmonia do nosso corpo físico, o calor nos pés ajuda a equilibrar a umidade e fortalece este elemento.

Nossa extremidade inferior tende a ser mais fria pois recebe o yin da terra (enquanto nossa extremidade superior, mais quente por recebe yang do céu).

O escalda pés* ajuda nessa subida de energia yin e descida de energia yang, este movimento fluído quer dizer: saúde. E por movimentar tal fluidez esta prática pode trazer muitos alívios físicos, liberações de pesos corporais e emocionais, e bem-estar.

Como fazer um escalda pés - Separe ervas em uma bacia que caiba seus pés.
* Ervas calmantes: camomila, erva doce e lavanda
* Ervas estimulantes: alecrim e hortelã.
* Ervas de limpeza: manjericão, arruda, Guiné e sálvia.
(Não misturar ervas calmantes com ervas estimulantes).
Colocar um pouquinho de sal grosso potencializa e aterra. 
Uma colher de sopa de sal amargo também potencializa, além de ser um ótimo depurativo.
Cristais são bem-vindos, sobretudo se você compreender as propriedades deles.

Modo de fazer: Ferva água, despeje lentamente sobre as ervas, e quando a temperatura estiver agradável mergulhe os pés e permaneça assim até a água esfriar.

Beber um chá enquanto os pés estão na bacia, acender uma vela, colocar uma música de aconchego, faz desse momento ainda mais prazeroso e eficiente. É importante secar bem os pés, colocar meias, e não tomar friagem depois do escalda pés. Fonte: www.instagram.com/jardimdomundo