segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Criando elos

A cena é clássica: a mãe chega e a criança começa a falar choramingando, dizer “não” pra tudo, bater. Os adultos que estavam com ela dizem em tom de julgamento: “ela estava ótima até você chegar”. Às vezes, acrescentam um “você precisa dar mais limites pra ela, tá muito mimada, nunca vai te respeitar assim”. 

A mãe fica arrasada, se perguntando onde está errando, será que essa tal de educação com respeito não é a culpada de tudo, talvez ela precise mesmo pôr no cantinho do pensamento e castigar, pra ela parar com essas manhas. 

O que nem essa mãe, nem os outros adultos sabem é que, sim, a criança se comporta pior perto da mãe e isso é sinal de um APEGO SEGURO (o que não quer dizer que, se ela se comporta bem, tenha apego inseguro, tá?). Pense que você ouviu gritos do chefe o dia inteiro, furou o pneu, brigou com a amiga, teve um dia do cão, engolindo sapo atrás de sapo, contendo as emoções, porque, né, você não vai chorar no trabalho. Quando você chora? Com quem você chora/desabafa? Com um parente, cônjuge, amiga próxima, longe de desconhecidos que você não sabe se vão te julgar e que provavelmente não vão te acolher. Você desabafa com quem te passa segurança!

É a mesma coisa com a criança. Ela guarda os sentimentos mais difíceis pra descarregar com aqueles em quem ela mais confia, que ela tem certeza que a amam. E essa pessoa costuma ser a mãe, às vezes também o pai ou uma avó... Ela passou o dia ouvindo diversos “nãos” de adultos e crianças, provavelmente tenha sentido medos, tristezas, raivas. Teve que encontrar um jeito de se autorregular porque não se sentia à vontade o suficiente pra pôr tudo pra fora. Ou até tentou chorar, mas foi calada pelo adulto, que a distraiu, brigou com ela ou desdenhou dos seus sentimentos.

Aí chega a mãe e a criança, inconscientemente, sabe que agora é seguro liberar toda aquela tensão acumulada. E busca meios de chorar, de extravasar. E o comportar-se mal é um desses meios. Instintivamente ela sabe que chorar num colo amoroso e seguro vai aliviar tudo.

Então da próxima vez que ouvir um “ela só age assim com você”, fique feliz. É sinal de que o vínculo entre vocês está muito bem alicerçado.